Pandemia de coronavírus

Covid-19: em uma semana, casos podem aumentar 30% no DF

Boletim divulgado pela Codeplan alerta para o possível aumento de infecções caso o cenário não se altere

Samara Schwingel
postado em 17/12/2020 08:50 / atualizado em 18/12/2020 13:32
 (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

Na próxima semana, caso o cenário da pandemia não se altere, o Distrito Federal poderá vivenciar um aumento de 30% nos casos de covid-19. O alerta é feito pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) em boletim divulgado nesta terça-feira (15/12).

O motivo do aumento de casos seria a alta taxa de transmissão (Rt) do vírus que, desde 28 de novembro, está em 1,3, como mostra o gráfico abaixo. Ou seja, de 100 indivíduos infectados, eles poderão transmitir a doença, em média, para outros 130 em uma semana.

 Para a estimativa do Rt, são utilizadas informações de infectados com data de ocorrência até 10/12/2020
Para a estimativa do Rt, são utilizadas informações de infectados com data de ocorrência até 10/12/2020 (foto: Divulgação/Codeplan)

Caso a previsão se concretize, a capital federal deve registrar cerca de 2.131* novos casos na próxima semana, considerando que, até as 18h desta quarta-feira (16/12), foram registrados 7.105 infectados ativos pela doença.

Entenda o que é Rt

A estimativa do número de reprodução (Rt) da epidemia mede a intensidade com que está ocorrendo a transmissão e, assim, é um indicativo da gravidade da situação. Em outras palavras, ele representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença em uma semana.

Denotado por Rt, quando esse número assume o valor maior que 1, indica crescimento do número de contágios. Quando Rt é menor que 1, indica decrescimento e, quando é igual à unidade, indica equilíbrio momentâneo.

Comparação 

Além de emitir o alerta, o boletim da Codeplan mostra que, entre novembro e dezembro, o DF já é possível notar um aumento de casos. Nos primeiros 13 dias de dezembro foram notificados 9.950 casos, número
de 72,5% maior em relação aos 13 primeiros dias de novembro (5.767).

Com relação aos óbitos, os primeiros 13 dias de dezembro registraram 136 vítimas da covid-19, ou seja, aumento de 8,8% no número de óbitos em relação ao mesmo período de novembro (125). 

*Números foram atualizados às 12h30 de 18 de dezembro. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação