Verão

Calor e baixa umidade no DF abrem contagem regressiva para o verão

Inmet prevê pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a partir de domingo (20/12). O verão começa, oficialmente, na segunda-feira (21/12)

Jéssica Moura
postado em 17/12/2020 08:50
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

Quem anseia por um alívio na secura e calor dos últimos dias, pode começar a contagem regressiva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a partir deste domingo (20/12). E dessa vez, a condição meteorológica deve se prolongar até o Natal.

Enquanto a chuva não retorna, melhor se preparar para esta quinta-feira (17/12). As medições do Inmet apontam para mais um dia de calor e baixa umidade na capital federal. O céu permanece claro, com poucas nuvens.

"Pela parte da manhã, há poucas nuvens que vão persistir ao longo do dia. Vai ter pouca variação de nebulosidade, portanto não há previsão de chuva", ressalta a meteorologista Andrea Ramos. As temperaturas seguem elevadas, e variam de 17ºC a 31ºC. A umidade oscila entre as taxas de 90% e 30%. A condição só deve mudar com a chegada do verão na próxima semana.

Com as semanas de hiato nas chuvas, o volume que caiu em dezembro ainda está abaixo do esperado para o esperado para o mês. O local onde mais choveu até agora foi no Gama - 60% da média para o mês. Nas demais regiões, esse volume ficou abaixo dos 40%.

Apesar disso, o Inmet não descarta que possa cair um volume expressivo na semana que vem, que fará o DF alcançar os 241,5 mm esperados para o período, que costuma ser um dos mais chuvosos do ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação