MOBILIDADE

GDF adia prazo para envio de propostas de bicicletas compartilhadas

O GDF adiou, para 5 de janeiro de 2021, o envio de propostas das empresas interessadas no Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do DF

Correio Braziliense
postado em 17/12/2020 20:08
O GDF adiou para 5 de janeiro de 2021 o envio de propostas das empresas interessadas no Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do DF. -  (crédito: Divulgação/Semob)
O GDF adiou para 5 de janeiro de 2021 o envio de propostas das empresas interessadas no Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do DF. - (crédito: Divulgação/Semob)

O Governo do Distrito Federal (GDF) adiou o prazo para as empresas enviarem propostas para o Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do Distrito Federal. A nova data é 5 de janeiro de 2021. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17/12), em publicação do Diário Oficial do DF.

As propostas devem conter a implantação, operação e manutenção do sistema. Com o objetivo de integrar o deslocamento dos pedestres com o transporte público, o sistema deverá oferecer cerca de 1,2 mil bicicletas e patinetes em diferentes regiões do DF. Caso haja necessidade, o serviço poderá ser ampliado durante a execução do contrato.

Além disso, as empresas selecionadas podem começar com o mínimo de 60% da quantidade de bicicletas e patinetes definidos na proposta, sendo que o restante deverá estar disponível em até 75 dias após a assinatura do contrato. Informações sobre o edital estão disponíveis no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

Funcionamento

Os contratos para implementação, operação e manutenção do sistema terão vigência de 60 meses. As responsáveis deverão disponibilizar planos diferentes para cada tipo de usuário - eventuais, habituais e de uso intenso - e aplicativos de celular para o uso das bicicletas e patinetes.

Com funcionamento em tempo integral, o sistema deverá operar durante todos os dias da semana para retirada e devolução. Os patinetes e bicicletas podem ser motorizados e movidos a energia elétrica, com velocidade máxima de 20km/h. Além disso, deverão ter equipamentos de segurança obrigatórios atendendo normas e especificações técnicas para assegurar o usuário.

Locais

Dos locais definidos pela Semob, as áreas atendidas foram divididas em sete lotes:

Central: Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste.
Oeste: Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires;
Leste: Jardim Botânico, São Sebastião, Paranoá e Itapoã.
Área Central Epia: Guará 1 e 2, SIA, SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.
Sul: Santa Maria, Gama e Park Way.
Sudoeste: Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo 1 e 2.
Norte: Planaltina e Sobradinho.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação