Segurança Pública

VÍDEO: Adolescentes se envolvem em briga generalizada em centro socioeducativo

Na filmagem, os jovens aparecem sentados, durante uma atividade pedagógica supervisionada por agentes socioeducativos. Pouco depois, os adolescentes começam a brigar

Darcianne Diogo
postado em 17/12/2020 23:53 / atualizado em 18/12/2020 16:19
Situação ocorreu na Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire), na quinta-feira (17/12) -  (crédito: Reprodução)
Situação ocorreu na Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire), na quinta-feira (17/12) - (crédito: Reprodução)

Uma câmera do circuito interno de segurança da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) flagrou o momento em que, ao menos, 20 adolescentes do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal  entraram em uma briga generalizada. O caso aconteceu na sexta (11/12), mas as imagens só ficaram disponíveis nesta quinta-feira (17/12). A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) classificou a situação como "episódio pontual".

Na filmagem, os adolescentes aparecem sentados, durante uma atividade pedagógica programada para o dia, enquanto agentes socioeducativos supervisionam o grupo. Os jovens começam a discutir, inclusive jogando cadeiras uns contra os outros, e alguns deixam o local.

Durante a briga, servidores tentam separar os participantes, mas eles não obedecem aos comandos para interromper a confusão. Um dos agentes arremessa uma cadeira contra o grupo, mas a confusão continua. A Sejus informou que a situação se tratou de um episódio pontual. A pasta acrescentou que os agentes acompanhavam os adolescentes em um momento "seguro e oportuno", agindo para conter o conflito, de acordo com os protocolos de segurança.

Nenhum adolescente se feriu, segundo a secretaria. "As ações identificadas nas imagens foram, imediatamente, encaminhadas à corregedoria da pasta, para análise, reconhecimento dos socioeducandos envolvidos, revisão da atuação dos servidores responsáveis pela segurança do local e, posteriormente, adoção de providências cabíveis", detalhou a Sejus em nota.

O Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse) se posicionou e ressaltou que o cado "foi uma situação excepcional, na qual a segurança institucional foi preservada, bem como a integridade física dos envolvidos, sem internos ou servidores feridos".  Os agentes solicitaram o reforço necessário, via rádio HT, para realizar a contenção necessária de forma segura, enquanto se deslocavam para os pontos vulneráveis de acesso ao local, para evitar fugas no momento da ocorrência, garantindo a segurança pública", afirmou a entidade.

Casos

Não foi a primeira vez em que unidades socioeducativas do DF registraram casos de violência entre os socioeducandos. Em 2018, um adolescente foi morto asfixiado por um colega de quarto, na Unidade de Internação de São Sebastião (Uiss). Os agentes prestaram atendimento e levaram o jovem para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Sebastião, mas ele não resistiu.

Em 2017, outro interno do Sistema Socioeducativo foi encontrado enforcado em um dos quartos da Unidade de Internação de Santa Maria (Uism). O adolescente estava desmaiado no chão, com um lençol enrolado no pescoço. Ele recebeu os primeiros socorros, mas acabou morrendo no hospital. À época das investigações, a polícia suspeitou que outros dois jovens tenham cometido o crime.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação