Saúde assina termo de cooperação internacional com Opas/OMS

Secretaria de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) vão colaborar para o aprimoramento das capacidades técnicas do SUS no DF

Alan Rios
postado em 19/12/2020 14:51
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

A Secretaria de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) assinaram um Termo de Cooperação Técnica Internacional na última sexta-feira (18/12), após a apresentação do Plano Distrital de Vacinação. O acordo tem como objetivo o “aprimoramento das capacidades técnicas e institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, como divulgou a pasta.

As ações englobadas na cooperação incluem geração e difusão de conhecimentos, compartilhamento de tecnologias e qualificação dos processos de atenção e gestão em saúde, um modelo de parceria inédito no DF. A Secretaria espera uma ampliação do alcance e do acesso aos serviços de saúde, com maior qualidade.

O Executivo local espera que o termo traga benefícios como a ampliação da cobertura e do acesso à atenção primária e a medicamentos, a garantia de regulação das filas para todos os procedimentos de média e alta complexidade, a garantia de qualidade do serviço em saúde e a otimização dos processos de gestão da saúde.

“Esse Termo de Cooperação vai trazer benefícios para o Distrito Federal que nunca mais acabarão. Isso é grandioso, porque plantamos uma semente que logo se tornará uma árvore frutífera”, avaliou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Ter uma parceria com o Brasil nos proporciona mostrar o bom que o país tem ao mundo, a solidariedade. Vivemos em tempos difíceis e quero parabenizar o trabalho de cada um que esteve na linha de frente da pandemia”, declarou a representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação