Previsão do Tempo

Segunda-feira inaugura verão. Tempo fica mais ameno e com chance de chuva

Segundo o Inmet, pancadas devem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento

Jéssica Moura
postado em 21/12/2020 08:10
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A semana do Natal deve ser de tempo bem diferente dos últimos dias. O aumento da umidade deu um alívio na secura para os moradores do Distrito Federal, e, combinada às altas temperaturas, é chuva na certa. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura deve variar entre 18ºC a 28ºC, e as taxas de umidade oscilam de 100% a 55%. Tal condição é típica do verão que começou oficialmente às 7h02 desta segunda-feira (21/12). "Uma das caraterísticas é justamente essa: temperaturas mais elevadas e os volumes de chuva ficam mais frequentes", explica o meteorologista Heráclio Alves. 

O céu fica nublado, com poucas aberturas de sol ao longo do dia e pode chover principalmente no fim da tarde. No Paranoá, já houve registro de pancadas. "Está previsto para hoje o pacote completo: pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento", ressalta Alves.

Esse tempo mais instável desse se consolidar ao longo da semana, por isso os cuidados devem ser redobrados, sobretudo com as pistas molhadas. Além disso, antes de sair de casa, a recomendação é sempre levar o guarda-chuva. "Não dá para dispensar", afirma Heráclio Alves. "Sempre que ocorrer as pancadas de chuva, evitar se proteger em áreas mais abertas, descampadas ou embaixo de árvores para evitar acidentes", completa.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação