Astronomia

É hoje! Saiba como observar a 'Estrela de Belém' no céu de Brasília

Fenômeno raro do alinhamento de Júpiter e Saturno pode ser visto logo após o por do sol, às 18h40

Samara Schwingel
postado em 21/12/2020 09:25 / atualizado em 21/12/2020 11:06
 (crédito: Divulgação/Nasa)
(crédito: Divulgação/Nasa)

A três dias da noite de Natal, um fenômeno astronômico raro poderá ser visto no céu de todo o país, incluindo do Distrito Federal. O alinhamento de Júpiter e Saturno acontece a cada 20 anos e chama a atenção devido ao brilho dos dois planetas no céu. Mas, nesta segunda (21/12), será ainda mais especial. 

Essa formação é conhecida como “Estrela de Belém” ou “Estrela do Natal” e já está visível desde 16 de dezembro, porém, hoje, os dois planetas estarão em uma distância mínima — cinco vezes mais próximo, em minutos, que o da Lua. A última vez que os planetas estiveram tão próximos foi no século 17.

O fenômeno ficará visível após o pôr do sol. Segundo Maciel Bassani astrônomo do Clube de Astronomia de Brasília (Casb), será possível observar os planetas a olho nu e de qualquer ponto da cidade, porém, é preciso estar preparado. "É necessário estar de olho no céu logo que o sol se pôr.O planetas ficarão visíveis quando o céu ainda não tiver escurecido por completo."

"Para ver, basta olhar na direção em o sol se pôs. Júpiter e Saturno serão os astros mais brilhantes, não tem como confundir. A única coisa que pode atrapalhar são as nuvens", completa Maciel. 

Nesta segunda (21), o pôr do sol, no DF, deve ocorrer às 18h40. Porém, infelizmente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses terão que contar com a sorte para ter um céu limpo neste horário. "A previsão é de bastante nebulosidade e até pancadas de chuvas para o fim da tarde", diz a meteorologista Naiane Araújo. 

Passo a passo 

Apesar da possível instabilidade no céu brasiliense, os astrônomos dão dicas de como observar o fenômeno: 

- Olhar para o oeste (onde o Sol se põe, direção contrária ao mar)

- Para facilitar a localização, você pode esticar o braço em direção ao horizonte e abrir bem a mão: Júpiter será o ponto mais brilhante que você vai ver na direção do seu dedo polegar

- Júpiter será o mais brilhante e Saturno estará ao lado

- Antes do céu escurecer totalmente os dois planetas estarão visíveis, porém só até cerca de 20h


 Raridade 

Segundo Maciel, o fenômeno é raro devido à diferença de rotação dos planetas em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 1 ano. Já os planetas Júpiter e Saturno completam a volta em cerca de 12 e 30 anos, respectivamente. "Quem tem instrumentos adequados, poderá observá-los alinhados", diz o astrônomo. 

Em dezembro, já foram registrados outros eventos astronômicos. No dia 14 do mês, por volta das 13h15, a lua colocou a própria sombra sobre o Hemisfério Sul e os brasilienses conseguiram ver e registrar um eclipse solar. O céu do Distrito Federal ficou com a cobertura de 8,5% de sua forma. Veja fotos: 

 

  • Eclipse solar no Distrito Federal
    Eclipse solar no Distrito Federal Divulgação/Adriano Leonez
  • Eclipse solar no Distrito Federal
    Eclipse solar no Distrito Federal Divulgação/Adriano Leonez
  • Eclipse solar no Distrito Federal
    Eclipse solar no Distrito Federal Divulgação/Adriano Leonez
  • Eclipse solar no Distrito Federal
    Eclipse solar no Distrito Federal Divulgação/Adriano Leonez
  • Eclipse solar no Distrito Federal
    Eclipse solar no Distrito Federal Divulgação/Paulo Eduardo de Brito
  • Esquema animado mostra eclipse solar visto a partir de Brasília
    Esquema animado mostra eclipse solar visto a partir de Brasília Timeanddate/reprodução

Transmissão ao vivo 

Neste sábado (19), o Observatório Nacional realizou uma transmissão ao vivo do alinhamento dos planetas. No vídeo, é possível observar não apenas a imagens dos equipamentos do Observatório Nacional, mas também de parceiros, como a transmissão direta do Laboratório Nacional de Astrofísica, de Itajubá (MG), além de inúmeros observadores amadores de diversas partes do Brasil. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação