CB Poder

Para a Fibra, desemprego na Indústria foi controlado durante a pandemia no DF

Presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar analisou o cenário do setor industrial neste ano pandêmico e pontuou as perspectivas para 2021 no CB. Poder desta terça (22/12)

Cibele Moreira
postado em 22/12/2020 15:11 / atualizado em 22/12/2020 15:12
De acordo com Jamal Bittar, houve uma recuperação significativa no setor da indústria nos últimos quatro meses -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
De acordo com Jamal Bittar, houve uma recuperação significativa no setor da indústria nos últimos quatro meses - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, fez uma análise do cenário industrial em relação ao ano pandêmico, além de pontuar quais são as perspectivas para o próximo ano. Para ele, o desemprego na indústria foi controlado durante a pandemia. “O empresário industrial optou por segurar empregos, até porque para manter a cultura com a sua mão de obra, e utilizou das questões legais para reduzir custos", analisou.

De acordo com Bittar, houve uma recuperação significativa no setor nos últimos quatro meses. “Não chegamos ainda, não podemos confirmar ainda, que chegamos a níveis pré-pandemia, mas temos bons indicadores. O setor industrial, principalmente, da construção civil e também o de transformação tem reagido”, afirmou.

No entanto, para o ano de 2021 há muitas incertezas. “O ambiente com uma segunda onda (de infecção por covid-19) torna tudo muito instável. Nós temos levantamentos que apontam um declínio muito grande da intenção de investimento do empresário industrial. Ele hoje se encontra em 39 pontos, sendo que o razoável é que fosse em torno de 50 pontos”, pontuou o presidente da Fibra.

De acordo com Bittar, há um grande receio de como será o cenário do próximo ano. Na avaliação dele, a vacina contra a covid-19 pode mudar e aumentar a intenção de investimento. Em relação à campanha de vacinação, Jamal Bittar ainda ressaltou que, se for preciso, o Sistema S está pronto para auxiliar na imunização da população.

Confira a entrevista na íntegra:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação