Previsão do tempo

DF terá dia chuvoso nesta quarta (23); cuidados devem ser redobrados

De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas intensas até o feriado do Natal, na próxima sexta-feira (25/12)

Caroline Cintra
postado em 23/12/2020 08:06
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O tempo continua fechado em todo o Distrito Federal. Nesta quarta-feira (23/12), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu nublado e chances de chuva no decorrer do dia. Essa condição deve permanecer até o feriado do Natal, na próxima sexta-feira (25/12). Diante disso, especialistas alertam sobre os perigos nesse período. 

Embora o DF seja mais plano, há chances de alagamento em áreas mais baixas. "Não conseguimos dizer onde vai cair mais chuva, mas o volume será alto em algumas regiões. Essa é uma condição que ocorre desde Amazonas até o Sudeste do Brasil. Aqui no DF, teremos momentos de chuvas bem fortes", afirmou o meteorologista Olívio Bahia.

O especialista alerta ainda sobre os riscos de raios e acidentes de trânsito. "As chances de raio existem, mas, geralmente, é mais localizado. Nosso alerta vai para o trânsito também. As pistas estão escorregadias. Então, é preciso redobrar a atenção e manter distanciamento com o carro da frente, diminuir a velocidade", destacou. 

Quem já está de recesso ou férias deve tomar cuidado ao visitar cachoeiras e córregos. Devido o volume de chuva, a possibilidade de correnteza aumenta, podendo gerar acidentes graves. "O ideal é não ir a esses locais em tempo chuvoso, mas quem for, deve tomar cuidado com a força da água, cuidado para não escorregar em pedras", alertou Olívio.

Nesta quarta-feira (23/12), a temperatura mínima foi de 18ºC, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima no DF pode chegar a 27ºC. Na região central de Brasília, o índice será de 25ºC. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • chuva na esplanada
    chuva na esplanada Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Temporal na tarde de ontem surpreendeu pela intensidade
    Temporal na tarde de ontem surpreendeu pela intensidade Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Chuva no DF
    Chuva no DF Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação