A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 23 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados para o tratamento de casos de covid-19. Os leitos serão abertos no Hospital Regional do Gama (HRG), que recebe 12 equipamentos, e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com 11.
A aquisição foi realizada pelo Ministério da Saúde, que acordou com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) o custeio de 5.000 novos leitos de UTI, por 12 meses, de acordo com a necessidade de cada unidade da federação.
A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (28/12). O texto da publicação ressalta a recomendação de um número mínimo de 10 leitos de UTI por unidade hospitalar, atendendo “prioritariamente às unidades hospitalares já integradas às Redes de Atenção à Saúde” e priorizando “unidades de leitos que já estejam em funcionamento e que atendam às normativas existentes, porém ainda não habilitadas”.
A ocupação de leitos públicos de UTI destinados à covid-19 no DF chegou a 88% nesta segunda-feira. Do total de 164 leitos da rede, 143 estão ocupados e três bloqueados. Mesmo com 18 leitos vagos, a lista de espera da Sala de Situação da Secretaria de Saúde mostra 12 pacientes aguardando leitos de unidade de terapia intensiva.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.