O Distrito Federal amanheceu, nesta quarta-feira (30/12), com muitas nuvens, mas pouca chance de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer da manhã, a temperatura deve aumentar e a nebulosidade tende a se intensificar. As chuvas não estão completamente descartadas, conforme explica o meteorologista Heráclio Alves: "Do período da tarde ao início da noite, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas isoladas."
De acordo com Alves, as nuvens e umidade relativa do ar devem se intensificar ao longo do final do dia. Com isso, as chances de chuvas aumentam. “Essa condição tanto vale para Brasília, quanto para o DF de maneira geral”, diz Heráclio.
A menor temperatura registrada ao longo desta manhã foi de 17ºC, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a menor temperatura registrada foi de 18ºC. A temperatura máxima deve alcançar em torno de 32ºC no DF e 30ºC em Brasília.
A umidade relativa do ar deve chegar a 90% ao longo da manhã. Devido ao período quente, Heráclio estima que a menor umidade deve chegar a 30%. Segundo o meteorologista, a chegada do verão reduziu a nebulosidade dos últimos dias e trouxe uma condição de ar mais seco, o que explica as temperaturas mais elevadas. “Com isso, há uma incidência maior de radiação e aumento da temperatura. Com a diminuição da nebulosidade, deu pra perceber que o sol brilhou com mais frequência nos últimos dias, causando aumento na temperatura”, afirma.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.