INCENTIVO

Produtores rurais do DF recebem crédito para investimento na agricultura

Serão destinados R$ 1,1 milhão para projetos do setor agrícola por meio da carta de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento (FDR), entregue pela Secretaria de Agricultura

Produtores rurais do Distrito Federal terão mais um incentivo para investir em projetos agrícolas. A carta de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR) está sendo entregue pela Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) para fomentar o desenvolvimento e novas oportunidades no campo. Serão destinados cerca de R$ 1,1 milhão para o setor.

Ao todo, 16 produtores serão contemplados com a carta de crédito. Para a agricultora Maria da Conceição, a verba vai garantir a compra de um veículo com caçamba para o transporte da produção. “Agora eu vou ter a possibilidade de entregar minha mercadoria, e não só plantar”, afirmou.

Edson Rodrigues, 55 anos, tem uma produção diversificada, mas concentrada no cultivo de mandioca, milho verde e tomate cereja. Com a carta de crédito, ele pretende implantar dois hectares de irrigação pelo sistema de aspersão e uma estufa para aumentar a produção de tomate.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou a importância da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) para o incentivo de crédito. “Não adianta ter dinheiro sem projeto. Quem faz o projeto é a Emater. Eles vivem no meio das pessoas na área rural, identificando problemas e buscando soluções”, ponderou.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou a importância do FDR para os produtores. “O crédito aos produtores rurais forma o tripé que mantém a agricultura em plena atividade. A verba vai incentivar a produção com a compra de equipamentos e insumos, criando mais oportunidades de renda e ocupação no campo.”

Como participar

Para ter acesso a alguma das linhas do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural é preciso ter um projeto, que pode ser elaborado com apoio da Emater-DF. Também é preciso apresentar documentação da terra, documentos pessoais, certidões negativas, consulta Serasa e requerimento.