Câmara Legislativa

Mesa diretora reeleita toma posse na Câmara Legislativa do DF

Deputados distritais Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos) assumem como presidente e vice-presidente da casa por mais dois anos

Mariana Machado
postado em 01/01/2021 12:51 / atualizado em 01/01/2021 14:34
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na manhã desta sexta-feira (1º/1) a cerimônia de posse da mesa diretora que irá conduzir a casa pelo próximo biênio. Em 15 de dezembro, os deputados Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), conquistaram a primeira reeleição da história. Em uma vitória esmagadora, eles conquistaram 21 votos de um total de 24 parlamentares.

Com isso, também permanecem nos cargos de 1º secretário, o deputado Iolando Almeida (PSC); e 2º secretário, deputado Robério Negreiros (PSD). Para o cargo de 3º secretário, deputado Reginaldo Sardinha (Avante). Como suplentes, entram os deputados Jorge Vianna (Podemos), deputado Agaciel Maia (PL), e deputado Hermeto (MDB).

Durante a cerimônia, o presidente da casa, Rafael Prudente, prometeu apoio ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que participou do evento. “O senhor pode contar com essa casa, com meu mandato, nosso partido, para que a gente possa fazer um biênio que seja referência para todo o Brasil”, garantiu. “Agradeço a amizade do senhor. Sei de todos os problemas, da luta que o senhor passa, mas tenho certeza de que Deus vai lhe dar sabedoria e muito ânimo para cumprir essa missão e entregar esse governo.”

O parlamentar ainda aproveitou para alfinetar adversários. “Muitas vezes vi aqui, e fora daqui, gente fazer oposição por oposição. Alguns políticos eleitos pela população ainda torcem para o quanto pior, melhor.”

O emedebista também falou dos desafios da pandemia provocada pela covid-19 e ressaltou ações da CLDF, como a primeira sessão remota do país. “Economizamos 75% do previsto em verba indenizatória, R$ 10 milhões com plano de saúde. Buscamos a todo momento reduzir despesas, mas sem reduzir produtividade”, destacou. “Votamos tudo e não deixamos de debater nenhuma matéria que fosse importante a nossa cidade, em especial o que diz respeito à pandemia.”

O vice-presidente reeleito, Rodrigo Delmasso, elogiou os deputados da oposição, que chamou de construtiva para os debates da casa. “Os próximos dois anos serão de muito trabalho. As inovações que implantamos vamos também continuar implantando nos próximos dois anos.”

Troca de elogios

O governador Ibaneis Rocha também discursou, dando os parabéns aos parlamentares eleitos. “O trabalho desenvolvido por essa Câmara Legislativa tem destacado o Distrito Federal, colocando o DF como referência para todos. Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo são tratados sempre com responsabilidade, aperfeiçoados e votados de forma célere”, elogiou.

Ele afirmou que 2021 será um dos anos mais difíceis na retomada da economia, mas disse ter convicção de que o biênio será de muita prosperidade. O chefe do Buriti também agradeceu o trabalho do deputado Claudio Abrantes (PDT), que atuou como líder do governo na câmara. A missão agora ficará com o distrital Hermeto.

Representando o setor produtivo, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Álvaro Silveira Júnior também acompanhou a solenidade e afirmou que continuará trabalhando em parceria com a CLDF, em prol dos empresários e da sociedade brasiliense. "A legislatura passada,, presidida pelo deputado Rafael Prudente, trabalhou muito em bons projetos para o DF. Agora, para esses próximos dois anos, eles terão que trabalhar ainda mais para recuperar a economia, muito afetada pela pandemia."

Confira como ficou a Mesa Diretora:

Presidente — Rafael Prudente (MDB)

Vice — Rodrigo Delmasso (Republicanos)

Primeiro secretário — Iolando Almeida (PSC)

Segundo secretário — Robério Negreiros (PSD)

Terceiro secretário — Sardinha (Avante)

Corregedor — Hermeto (MDB)

Ouvidor — Fernando Fernandes (Pros)

Presidência das comissões:

CCJ - Jaqueline Silva (PTB)

CEOF - Agaciel Maia (PL)

CAF - Claudio Abrantes (PDT)

CAS - Martins Machado (Republicanos)

CESC - Arlete Sampaio (PT)

CEDESTMATC - Júlia Lucy (Novo)

CDH - Fábio Felix (PSol)

CDC - Chico Vigilante (PT)

CFGTC - José Gomes (PSB)

CMob - Valdelino Barcelos (Progressistas)

CSEG - Roosevelt Vilela (PSB)

CPelo - Eduardo Pedrosa (PTC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação