Covid-19

Covid-19: Aeroporto de Brasília prepara-se para receber vacinas

O terminal de cargas possui câmaras frias para armazenamento de cargas farmacêuticas

Correio Braziliense
postado em 05/01/2021 18:30 / atualizado em 05/01/2021 18:30
Trabalhadores que atuam no Aeroporto de Brasília seguem todos os protocolos de segurança sanitária -  (crédito: Inframerica/divulgação)
Trabalhadores que atuam no Aeroporto de Brasília seguem todos os protocolos de segurança sanitária - (crédito: Inframerica/divulgação)

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Brasília possui câmaras frias para armazenamento de vacinas contra a covid-19 e outros insumos médicos. O espaço possui câmaras frias para recebimento de cargas que exijam controle de temperatura que variam de -22°C a -16°C, de 2°C a 8°C e de 15°C a 25°C. As cargas farmacêuticas correspondem a 80% de toda a movimentação do armazém.

Para o gerente de logística da Inframerica, Marcos Trindade, o Aeroporto de Brasília já tem muita experiência no manuseio deste tipo de produto. "Estamos prontos para auxiliar e ajudar na logística de qualquer tipo de vacina que chegue aos nossos armazéns. São anos tratando esse tipo de produto com qualidade e rapidez. Temos uma equipe excelente e toda a competência e diligência da Receita Federal também", conta o gerente.

Sobre os imunizantes que necessitam de uma temperatura abaixo de -70°C, o terminal de carga possui um pátio com estrutura e geradores capaz de atender mais de 100 contêineres do tipo Envirotainer, um equipamento apropriado para envio de cargas que exigem controle de temperatura e de alto valor agregado. Para manter o clima refrigerado, este tipo de material chega em embalagens próprias e preparadas para manter a temperatura requerida.

Os profissionais que atuam no local estão seguindo, rigorosamente, todas as medidas sanitárias de combate à covid-19.

Autorização

O Terminal de Cargas possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para armazenar esse tipo de carga e conta com a Certidão de Regularidade emitida pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), certificando que o farmacêutico responsável presta assistência plena. Em 2020, o Terminal recebeu mais de 1.677 toneladas de cargas, destas, 1.047 toneladas foram medicamentos, dentre eles diversas vacinas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação