VIAGENS

Aeroporto JK: alta temporada deve gerar fluxo de 70% do esperado para o mês

Para atender a demanda, a Inframerica, concessionária que administra o terminal aéreo, intensificou as medidas de prevenção contra a covid-19

Correio Braziliense
postado em 14/12/2020 22:13 / atualizado em 14/12/2020 22:20
Sinalização no piso indica necessidade de manter distanciamento social -  (crédito: Inframerica/Divulgação)
Sinalização no piso indica necessidade de manter distanciamento social - (crédito: Inframerica/Divulgação)

As viagens de fim de ano devem movimentar o Aeroporto de Brasília na segunda quinzena de dezembro. A expectativa é que o fluxo de passageiros chegue a 70% do registrado antes da pandemia da covid-19, com a circulação de 565 mil pessoas. Para atender a demanda, houve inclusão de 266 voos extras na malha aérea da capital federal, além dos 4.063 esperados.

A sondagem do Aeroporto de Brasília prevê que o período entre 22 e 23 de dezembro, às vésperas do Natal, e 29 e 30, antes do ano-novo, será o de maior fluxo de passageiros. A estimativa de circulação é de 34 mil pessoas por dia. Os horários com maior movimento serão das 7h às 10h e das 18h às 21h.

Em razão do fluxo, a Inframerica, administradora do terminal aéreo, orienta os passageiros a chegar com duas horas de antecedência ao aeroporto. O uso correto da máscara — cobrindo a boca e nariz —, além do distanciamento de dois metros nas filas devem ser respeitados.

Para garantir a segurança sanitária, a concessionária aumentou a quantidade de pontos de álcool gel pelo terminal. Cerca de 74 totens ficarão espalhados entre as áreas de circulação e o portão de embarque. A empresa instalou, ainda, câmeras termográficas no embarque, para medir a temperatura de passageiros e verificar o uso da máscara.

Na entrada do terminal, um bombeiro civil orientará as pessoas sobre medidas de segurança contra a covid-19. Na saída dos ônibus de desembarque, haverá reforço da limpeza, além de uma equipe para auxiliar na aferição de temperatura. A higienização de todo o aeroporto foi intensificada, assim como os banheiros, que passam por desinfecção total a cada uma hora e meia.

Aumento de 6,7%

Em novembro, 850.960 mil passageiros passaram pelo aeroporto da capital federal, que registrou 7.557 voos. Se comparado a outubro, houve aumento de 6,7% no fluxo de pessoas. A Inframerica comemorou a alta, após queda significativa no movimento devido à pandemia do novo coronavírus. Em abril, o terminal registrou apenas 5% do volume de pessoas esperadas para o período.

Atualmente, o Aeroporto de Brasília atende a 45 municípios do país e dois destinos no exterior — Lisboa e Panamá.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação