Imunização

Vacinas que chegarem a Brasília terão escolta da PMDF

Secretaria de Segurança Pública recebeu ofício da pasta de Saúde pedindo a mobilização da força policial para a garantia da segurança do material e de trabalhadores

Samara Schwingel
postado em 06/01/2021 10:06 / atualizado em 06/01/2021 16:23
 (crédito: Marc O'Sullivan / POOL / AFP)
(crédito: Marc O'Sullivan / POOL / AFP)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal encaminhou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) um ofício pedindo apoio das forças de seguranças da capital na escolta das vacinas contra a covid-19 que chegarem a Brasília. De acordo com a Saúde, o pedido de mobilização da Polícia Militar está previsto no Plano Estratégico e Operacional. 

Ainda segundo a pasta da Saúde, a medida visa garantir a segurança das vacinas e dos trabalhadores e usuários, além da estrita observância do público-alvo idealizado pelo Ministério da Saúde. Em nota, a Secretaria informou que "as medidas serão tomadas gradativamente, de acordo com as etapas descritas no referido plano."

O pedido foi assinado pelo secretário da Saúde, Osnei Okumotu, e endereçado ao chefe da SSP, Anderson Torres. No pedido, Okumoto considerou que a vacina "tem gerado grande expectativa em toda a sociedade" e que o Núcleo de Rede de Frio, responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos imunizantes, “conta apenas com um vigilante patrimonial desarmado por turno, que faz a segurança de todo o prédio e dos bens que nele se encontram e que por vezes em nossos estoques chega a ter R$ 10 milhões em imunobiológicos e insumos para a vacinação, sem considerar a vacina contra o covid-19”.

Ainda segundo o documento, a intenção é evitar que “uma possível situação mais grave que possa vir a ocorrer por meio de um assalto, ou talvez de algum usuário mais exaltado". Okumoto também pediu que o uso de forças de Segurança Pública também ocorra nos dias de recebimento e distribuição das vacinas. Apesar do pedido, o secretário reforçou que ainda não há um calendário para a vacinação e que isso "depende do Ministério da Saúde". 

Em nota, a PMDF informou que, se for demandada, tem "plenas condições de apoiar os órgãos de saúde no recebimento, estocagem e distribuição da vacina em todo o Distrito Federal." Ainda segundo a corporação, há a expectativa de a Secretaria de Saúde solicitar o apoio da PMDF, mas até agora o pedido não foi feito.

Aeroporto 

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Brasília também está preparado para receber os imunizantes. O local possui câmaras frias para armazenamento de vacinas contra a covid-19 e outros insumos médicos. O espaço possui câmaras frias para recebimento de cargas que exijam controle de temperatura que variam de -22°C a -16°C, de 2°C a 8°C e de 15°C a 25°C. As cargas farmacêuticas correspondem a 80% de toda a movimentação do armazém.

Além disso, o terminal possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para armazenar esse tipo de carga e conta com a Certidão de Regularidade emitida pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), certificando que o farmacêutico responsável presta assistência plena. Em 2020, o Terminal recebeu mais de 1.677 toneladas de cargas, destas, 1.047 toneladas foram medicamentos, dentre eles diversas vacinas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação