Turismo

DF ganha roteiros turísticos voltados para a religião e história

As novas rotas se concentro em pontos turísticos e religiosos e foram aprovadas pelo Executivo local e publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (13/1)

Samara Schwingel
postado em 13/01/2021 12:34 / atualizado em 13/01/2021 12:34
Patrimônio histórico e ecológico faz parte do roteiro das nascentes -  (crédito:            )
Patrimônio histórico e ecológico faz parte do roteiro das nascentes - (crédito: )

O Distrito Federal ganhou novos roteiros turísticos. Os projetos, de autoria dos deputados distritais Iolando Almeida (PSC) e Luzia de Paula (PSB), são voltados para a religião e história da capital federal. Os dois projetos foram aprovados pelo Executivo local e publicados no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (13/1).

O projeto de Iolando criou o Caminho da Fé. Este roteiro terá um trajeto saindo de Taguatinga, passando pelo Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia, com destino final no Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, em Brazlândia.

Segundo a publicação no DODF, o roteiro visa estimular e desenvolver a fé religiosa, além de promover a reflexão sobre a importância da espiritualidade.

O roteiro tem quatro etapas e terá início no primeiro domingo de maio com o evento Encontro da Mãe com o Filho. No último domingo de outubro, Benção das Águas e Frutos da Terra; e, no penúltimo domingo de dezembro, a Dedicação do Santuário Menino Jesus em Brazlândia e Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para viabilizar o Caminho da Fé, o Poder Executivo local, em conjunto com as entidades religiosas, deve definir o trajeto das vias que servem de rota para os participantes e distribuir folders com o mapa da rota e a distância a ser percorrida.

Rota das Nascentes

O projeto da deputada Luzia cria o roteiro da Rota das Nascentes que abrange o DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).O roteiro eco-histórico, religioso e cultural terá composto por dois roteiros distintos: o Pré-Histórico, contemplando as cavernas com pinturas rupestres e sítios arqueológicos indígenas de 10.000 anos atrás até a chegada dos portugueses; e o Roteiro do Ouro, registrado pelo bandeirante Urbano do Couto Menezes no século 18.

As cidades que fazem parte da Rota são Brazlândia, Sobradinho e Planaltina, no DF. Em Goiás, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Água Fria e Formosa fazem parte do projeto.

A Rota das Nascentes tem os objetivos de "articular, estimular e desenvolver as diversas modalidades de turismo, bem como promover a integração entre elas, no Distrito Federal e na RIDE." Além disso, deve fortalecer a economia local e sedimentar as bases históricas do processo de ocupação do Planalto Central, gerar empregos, divulgar a história da região e as festas religiosas tradicionais das cidades que compõem a Rota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação