Investigação

PCDF investiga se cobras encontradas em Valparaíso estão ligadas ao caso naja

Na manhã dessa quarta-feira (13/1), policiais civis do município goiano apreenderam 11 serpentes no apartamento de um estudante de biologia

Darcianne Diogo
postado em 14/01/2021 13:20 / atualizado em 14/01/2021 13:21
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga se as 11 cobras encontradas no apartamento de um estudante de biologia em Valparaíso de Goiás têm relação com o caso naja. A informação foi confirmada ao Correio pela corporação. Em depoimento, o jovem afirmou que as serpentes foram compradas em Brasília.

Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Valparaíso chegaram até o endereço do rapaz, na manhã desta quarta-feira (13/1), depois de receberem uma denúncia anônima. “O denunciante informou que uma pessoa mantinha cobras em um cativeiro. A denúncia foi feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que pediu apoio à PCGO”, afirmou a delegada-titular da 1ª DP, Samya Noleto.

De acordo com a investigadora, o fato pode ter relação com a Operação Snake, coordenada pela 14ª Delegacia de Polícia do DF (Gama), que desmantelou um esquema de tráfico de animais silvestres e indiciou 11 pessoas. Ao Correio, o delegado-adjunto da 14ª DP, Ricardo Bispo, afirmou que, por enquanto, nenhum inquérito foi aberto na unidade policial, mas que faz uma "apuração preliminar".

Cobras compradas no DF

O jovem, que cursa biologia, alegou que as cobras eram de estimação. Foram encontradas, no total, 11 serpentes, entre elas as espécies Corn Snake e King Snake. Três delas, segundo o suspeito, teriam sido compradas e duas se reproduziram e cresceram. “Ele contou que as adquiriu há quatro anos, em Brasília”, completou a delegada.

Durante o interrogatório, o jovem alegou que conseguiu o contato de um vendedor por meio de amigos para negociar a comercialização dos animais. As encomendas foram feitas no DF. Uma das cobras custou R$ 1,2 mil e as outras duas, R$ 250 cada.

Caso naja

Era 7 de julho de 2020, quando Pedro Henrique Krambeck, de 22 anos, sofreu um acidente dentro do apartamento onde mora, no Guará 2. O estudante de medicina veterinária foi mordido no braço por uma naja kaouthia, do sudeste da Ásia. O caso desencadeou uma investigação por suspeita de crime de tráfico internacional de animais. No dia em que foi picado, imagens do circuito interno de segurança do prédio mostraram o momento em que Pedro entra no elevador com a mão no braço, ainda consciente, desce na garagem e entra no carro da família. Ele foi levado ao Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, onde fica entre a vida e a morte.

O que chamou a atenção da polícia à época foi o fato de uma naja estar sendo criada como animal doméstico, uma vez que a entrada de serpentes dessa espécie é proibida em território brasileiro. Com o andamento das investigações conduzidas pela 14ª DP, constatou-se que Pedro Krambeck mantinha outras 22 cobras em casa.

Um dos amigos de Pedro, Gabriel Ribeiro Moura, foi o responsável por ficar com a naja após o incidente. Ele deixou a cobra, um dia depois, próximo ao shopping Píer 21, dentro de uma caixa. O animal foi resgatado poucos segundos depois pela Polícia Militar.

A Polícia Civil concluiu que Pedro traficava cobras por, pelo menos, cinco anos. Onze pessoas foram indiciadas, incluindo o jovem, a mãe dele, o padrasto, Gabriel, seis outros estudantes, uma professora do curso de medicina veterinária e o major do BPMA Joaquim Elias Costa — segundo a polícia, o militar cometeu crimes de fraude processual, prevaricação, associação criminosa e coação no curso do processo.

O Ministério Público do DF pediu a condenação de Pedro, Rose, Clóvis e Gabriel, que se tornaram réus no processo. Pedro responde 23 vezes por tráfico de animais, associação criminosa e exercício ilegal da medicina. O tenente-coronel da PMDF Clóvis Eduardo Condi, padrasto de Pedro Henrique, teria dado suporte financeiro e material para que a residência servisse de cativeiro para as cobras. Ele responde, também, 23 vezes por tráfico de animais silvestres, fraude processual, maus-tratos e associação criminosa. Além disso, a mãe de Pedro Henrique, responde por fraude processual, corrupção de menores, 23 vezes por tráfico de animais, maus-tratos e associação criminosa. No esquema, ela era encarregada de alimentar as serpentes e cuidar da reprodução. Agora, a decisão está nas mãos do juiz Manoel Franklin, da Vara Criminal do Gama, que concederá a sentença aos mesmos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação