LAZER

Projeto Brasília Iluminada vai até domingo; confira a programação

Hoje e amanhã são os últimos dias para conferir o projeto Brasília Iluminada, no Eixo Monumental. Programação conta com apresentações musicais e de dança

Darcianne Diogo
postado em 16/01/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Em tom de harmonia e celebração, brasilienses saíram de casa, ontem, para acompanhar a mais uma das apresentações do projeto Brasília Iluminada, na Praça do Cruzeiro, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo. O evento terminará amanhã, com programações a partir das 17h (veja Programação).

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o público pôde curtir uma programação de lazer mantendo o distanciamento social. No gramado da Praça do Cruzeiro, mais de 250 pessoas se reuniram em pequenos espaços de madeira. Alguns, sozinhos; outros, em família. Ontem, a agenda ficou por conta da música clássica, de Beethoven.

Mestol Figur, 56 anos, a esposa, Eloísa Figur, e a filha, Aderline Figur, 31, ficaram encantados com a apresentação e estrutura do evento. A família gaúcha mora em Sobradinho e não abriu mão de levar o chimarrão. “Está muito legal. O clima está fresco e está ajudando para que tudo se torne mais bonito. Acho que, como um todo, está tudo muito bem planejado”, elogiou Mestol.

O casal Tainá Rodrigues, 34, e Alexandre Fernandes, 40, visitou o Brasília Iluminada pela primeira vez. De forma confortável, a professora e o piloto aéreo curtiam, em clima romântico, as apresentações. “Estou achando o máximo. Tudo bem organizado. Vi pela internet e fiquei louca, querendo visitar”, contou Tainá. Os dois têm filhos pequenos e, durante a pandemia, evitaram sair de casa para programas de lazer devido à covid-19. “Sempre ficamos muito preocupados. Mas, aqui (Praça do Cruzeiro), por exemplo, é um lugar aberto e mais seguro”, disse Alexandre.

Iluminação

A Esplanada dos Ministérios também não ficou de fora. Além dos letreiros com as palavras fé, saúde, esperança, entre outras, o gramado deu lugar às árvores natalinas brilhantes e gigantes. A técnica de enfermagem Girleide Martins, 47, mora em Santa Maria e levou os filhos Pedro Martins, 9, Jheniffer Martins, 18, e Ingrid Martins, para contemplar as luzes. “É um passeio diferente, em família. A ideia foi bem bolada e é gostoso estar ao ar livre, podendo ouvir músicas, apreciar o céu e se divertir”, afirmou Girleide.

Estrutura

O projeto Brasília Iluminada conta com 415.770 m² de decoração especial, com mais de 200 mil metros de fios elétricos e 180 árvores cenográficas de LED, sendo uma com 32 metros de altura; sete velas gigantes, montadas em estrutura de alumínio, sendo a central com 18 metros de altura; cinco caixas de presentes, uma com 10 metros de altur; e um presépio com 14 personagens em escala real. Tudo segue as medidas de segurança impostas pela pandemia da covid-19, como o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas e uso obrigatório de máscara pelos visitantes e colaboradores.

A iniciativa do GDF é oportunidade para os 450 artistas locais contratados para o palco Céu de Brasília, na Praça do Cruzeiro, cenário de shows de música, dança e poesia. O artesanato também foi contemplado pelo projeto. No Espaço Luz do Mundo, atrás da Catedral Rainha da Paz, onde também está o presépio virtual, seis contêineres foram montados e disponibilizados gratuitamente para 60 artesãos, que, por meio do projeto e em rodízio, ganharam um novo ponto de negócios e oportunidade para a divulgação de sua arte e cultura.

Programação

Hoje
» 18h: Quarteto Rose
» 19h: Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

Amanhã
» 17h: Coral de Cegos do Projeto Waldir Azevedo
» 18h: Orquestra Sopros da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB)
» 19h: Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Em um mês, o projeto Brasília Iluminada atraiu muitos brasilienses e turistas, que, além do show de luzes, acompanharam apresentações musicais
    Em um mês, o projeto Brasília Iluminada atraiu muitos brasilienses e turistas, que, além do show de luzes, acompanharam apresentações musicais Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Distanciamento social: público acompanha as apresentações em tablados de madeira 
    Distanciamento social: público acompanha as apresentações em tablados de madeira  Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Grupos musicais da cidade se apresentam na Praça do Cruzeiro 
    Grupos musicais da cidade se apresentam na Praça do Cruzeiro  Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Decoração na Esplanada dos Ministérios foi inaugurada em 18 de dezembro 
    Decoração na Esplanada dos Ministérios foi inaugurada em 18 de dezembro  Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Mestol, Eloísa e Aderline Figur durante apresentação de clássicos de Beethoven  
    Mestol, Eloísa e Aderline Figur durante apresentação de clássicos de Beethoven   Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • O casal Tainá Rodrigues e Alexandre Fernandes visitou o Brasília Iluminada pela primeira vez  
    O casal Tainá Rodrigues e Alexandre Fernandes visitou o Brasília Iluminada pela primeira vez   Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação