Vacina

Covid-19: Secretário de Saúde afirma que a aprovação da vacina era esperada

Osnei Okumoto garantiu que, assim que as doses chegaram ao DF, a vacinação começará. Previsão é de início na quarta-feria. Saúde não informou como será feito o controle da aplicação do imunizante

Luana Patriolino
postado em 17/01/2021 17:05 / atualizado em 17/01/2021 17:05
 (crédito: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados)
(crédito: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados)

O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, se manifestou sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de aprovar, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronoVac e Oxford/AstraZenica contra a covid-19. Ao Correio, ele disse que a aprovação era esperada, e que o Distrito Federal está pronto para vacinar a população.

“A gente vive em um momento da segunda onda da doença. Mediante a média móvel de mortes, é importante ter uma solução para essa situação”, destacou Osnei. "Assim que recebermos o imunizante do Ministério da Saúde, vamos seguir fazendo a vacinação de acordo com a quantidade e os grupos determinados”, afirmou. A previsão de início é quarta-feira (20/1), às 10h, em todo o país, segundo oMinistério da Saúde. A secretaria não informou como será feito o controle da vacinação no DF. 

No Plano, estão previstas quatro fases prioritárias de vacinações, começando com trabalhadores de Saúde, pessoas de 75 anos ou mais, passando pelos idosos entre 60 a 74 anos e finalizando com pessoas com comorbidades. Professores e profissionais de forças de segurança e salvamento estavam fora do plano inicial, mas foram incluídos posteriormente.

De acordo com a pasta, a Secretaria de Saúde tem, em estoque, 1,3 milhão de seringas e agulhas, além de outros 2,17 milhões comprados e que devem chegar nos próximos dias. Mais 2 milhões também estão disponíveis para compra em Ata de Registro de Preços da pasta. O órgão não informou como será feito o controle da vacinação no DF. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação