TRANSPORTE

Aeroporto de Brasília estima mais de 7 mil voos em janeiro de 2021

Em 2020, antes da pandemia, o terminal movimentou no mês quase 1,6 milhão de passageiros e teve mais de 12 mil pousos e decolagens

Correio Braziliense
postado em 18/01/2021 14:33
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Janeiro é um dos períodos mais movimentados do Aeroporto de Brasília. Para 2021, são esperados cerca de 7,4 mil voos, sendo 458 voos extras, e aproximadamente 1 milhão de passageiros, o que deverá representar 66% do fluxo pré-covid do terminal brasiliense.

O período de férias, o verão e alguns destinos no exterior com as fronteiras fechadas, contribuem para a procura de rotas nacionais e o Aeroporto de Brasília é um centro de conexão de voos, ligando Norte e Sul do país. Em 2020, antes da pandemia, o terminal movimentou quase 1,6 milhão de passageiros em janeiro e teve mais de 12 mil pousos e decolagens.

Os destinos mais procurados saindo de Brasília são: Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. O Aeroporto da capital federal, único com voos para todas as capitais do país, tem previstos trechos para 42 cidades do Brasil este mês. Para o exterior, a TAP e a Copa Airlines retomaram as rotas e voam direto para Lisboa e para a Cidade do Panamá, respectivamente.

Medidas de segurança

Para que os passageiros viagem com tranquilidade, a Inframerica, administradora do terminal, adotou diversas medidas. Dispensers de álcool em gel estão instalados por todo o terminal. São mais de 100 pontos para higienização das mãos presentes em todo o trajeto até o portão de embarque. O chão das filas de check-in, raio-x e portões de embarque estão adesivados com demarcações de distanciamento. Além disso, os balcões têm barreiras de acrílico instaladas para proteger passageiros e funcionários.

Tanto no embarque quanto no desembarque, uma câmera termográfica mede a temperatura dos passageiros. Um bombeiro civil de aeródromo permanece no local orientando usuários que estejam com a temperatura elevada. As câmeras também alertam para o uso de máscara, obrigatório em todo o terminal aéreo.

A limpeza do terminal foi reforçada. Na entrada dos banheiros, uma placa informa o horário da última limpeza que recebe uma desinfecção a cada uma hora e meia. A equipe da Globalização, responsável pela limpeza do aeroporto, também reforçou a reposição de sabonetes, limpeza de corrimãos e há equipes dedicadas somente à higienização dos ônibus de passageiros. Antes e depois de cada viagem os veículos são totalmente desinfectados. Mesas, cadeiras e longarinas foram isoladas para garantir o distanciamento social.

Em nota, a Inframerica reforça o pedido para que todos colaborem com as novas regras, utilizem a máscara de forma correta, tapando nariz e a boca, e evitem formar filas. Todas as regras são informadas por avisos sonoros e em monitores espalhados pela sala de embarque.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação