Coronavírus

Golpistas oferecem marcação de vacina contra covid para clonar celulares

Vítimas são induzidas a fornecer código de confirmação: dado é chave para que golpistas invadam contas dos usuários em aplicativos de mensagem, com o WhatsApp

Correio Braziliense
postado em 19/01/2021 12:30 / atualizado em 19/01/2021 12:35
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press )

Com o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal nesta terça-feira (19/1), criminosos estão aproveitando para tentar aplicar golpes na população. O alerta é da secretaria de Saúde. Os golpistas estariam entrando em contato por telefone sob o pretexto de agendar o horário para aplicar a dose da CoronaVac.

Eles entram em contato com a vítima e enviam um código para que ela clique e confirme o número. O objetivo é clonar aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Quando o usuário confirma, os fraudadores conseguem acessar a conta e fazer estragos.

 

Alerta contra golpes de falsa marcação de vacinação contra covid-19
Alerta contra golpes de falsa marcação de vacinação contra covid-19 (foto: SES-DF/Divulgação)

Por isso, a pasta reforçou que não existe marcação para vacinação contra o coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS): nem a pasta ou o Ministério da Saúde telefonam ou pedem qualquer tipo de confirmação por mensagem. Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário (profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência em casas de longa permanência, cuidadores e indígenas) serão procurados pelas equipes de saúde, e não há vacinação nos postos. As doses estão nos hospitais da rede pública. 




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Alerta contra golpes de falsa marcação de vacinação contra covid-19
    Alerta contra golpes de falsa marcação de vacinação contra covid-19 Foto: SES-DF/Divulgação
  • Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional
    Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação