DENÚNCIA

Vacinação contra covid-19: MP tem vídeos de fura-filas em Ceilândia e Taguatinga

Segundo o coordenador da força-tarefa de combate à pandemia da covid-19 no MPDFT, o procurador José Eduardo Sabo, o órgão abrirá investigações sobre os fatos

Samara Schwingel
postado em 21/01/2021 22:30 / atualizado em 21/01/2021 22:35
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu vídeos e fotos que denunciam profissionais de saúde que não fazem parte da linha de frente recebendo a vacina contra a covid-19. Segundo o coordenador da força-tarefa de combate à pandemia, o procurador José Eduardo Sabo, as imagens são do Hospital Regional de Ceilândia e do Hospital Regional de Taguatinga.

Diante das acusações, o MPDFT iniciará uma investigação para apurar as possíveis irregularidades no processo de vacinação no DF. O procurador antecipou ao Correio que o órgão, se julgar necessário, acompanhará presencialmente a imunização na capital federal.

“Temos que ter consciência e ética em razão do número pequeno de vacinas. Neste momento, temos que aguardar os procedimentos da Secretaria de Saúde que, com responsabilidade, possa vacinar a todos”, disse Sabo.

Nesta quarta-feira (20/1), o MPDFT, após receber as denúncias, enviou um ofício à SES cobrando explicações. A pasta, até as 19h desta quinta-feira (21/1), ainda não havia enviado uma resposta ao órgão. A Secretaria tem até o fim da tarde de sexta-feira (22/1).

Posicionamento

Nesta quarta-feira (20/1), a Secretaria de Saúde publicou uma nota à imprensa informando que tem conhecimento das denúncias de supostas irregularidades no processo de vacinação em algumas unidades e que “imediatamente, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, solicitou aos superintendes regionais a lista com os beneficiados pela vacina até o presente momento”.

A secretaria esclareceu também "que o gestor responsável pela área e o servidor beneficiado sem que atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde responderão administrativamente pelos seus atos".

Na manhã desta quinta-feira (21/1), durante a inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que espera que as denúncias “sejam infundadas”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vacina covid-19
    Vacina covid-19 Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
  • vacinas
    vacinas Foto: YAMIL LAGE / AFP
  • Vacinação
    Vacinação Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges/DF
  • De acordo com a Secretaria de Saúde, caso seja comprovada fraude na aplicação da vacina, tanto o gestor da unidade quanto o beneficiário responderão administrativamente
    De acordo com a Secretaria de Saúde, caso seja comprovada fraude na aplicação da vacina, tanto o gestor da unidade quanto o beneficiário responderão administrativamente Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Governo de SP diz que tem 6 milhões de doses já prontas da CoronaVac
    Governo de SP diz que tem 6 milhões de doses já prontas da CoronaVac Foto:
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação