Previsão do Tempo

Semana começa com tempo quente no DF; Janeiro pode ter pouca chuva

Há pequena chance de pancadas isoladas no início da noite, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia

Jéssica Moura
postado em 25/01/2021 09:37 / atualizado em 25/01/2021 09:42
Sem chuva, DF passa por um veranico neste janeiro -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
Sem chuva, DF passa por um veranico neste janeiro - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

A última semana de janeiro começa como a anterior: o tempo vai esquentar no Distrito Federal e os termômetros podem chegar à casa dos 31ºC. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 16ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chances de chuva ainda são pequenas, apesar da leve variação na umidade do ar. As taxas oscilam nesta segunda-feira entre 30% e 90%, o que, somado ao calor, pode provocar pancadas em áreas isoladas da capital federal à noite.

"Não vem chovendo esses dias, estamos em uma espécie de veranico, período seco sem chuva dentro de tempo chuvoso", explica o meteorologista Olívio Bahia. Segundo ele, essa condição preocupa os agricultores, que esperavam mais chuvas para as plantações. Nesta segunda (25/1), dia será de céu com sol entre nuvens na maior parte do tempo.

Mesmo com os acumulados registrados até a metade do mês, Olívio Bahia ressalta que janeiro pode terminar com um volume de chuvas abaixo da média esperada para o mês, que é de 209, 4 mm. A estação do Gama foi a que acumulou os volumes: 140, 8mm. "Nossa previsão não tem perspectiva de chuvas mais generalizadas. No início de fevereiro pode melhorar, mas não está nada muito claro ainda", frisa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação