ACESSIBILIDADE

Floresta Nacional de Brasília receberá cadeiras de rodas adaptadas para trilhas

Equipamentos atenderão a pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, mas poderão ser usados para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso

Ana Clara Avendaño*
postado em 27/01/2021 18:51 / atualizado em 27/01/2021 19:42
 (crédito: CB/D.A Press)
(crédito: CB/D.A Press)

O Ministério do Meio Ambiente planeja entregar, na próxima terça-feira (2/2), o primeiro lote de cadeiras de rodas adaptadas para o transporte em trilhas de ecoturismo na Floresta Nacional (Flona) de Brasília. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática de esportes e atividades de contato com a natureza para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Essa será a primeira distribuição no âmbito do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com previsão de lançamento também para 2 de fevereiro. A medida visa promover o ecoturismo em parques nacionais.

As unidades entregues são do modelo Julietti Standard e suportam um indivíduo de até 90kg. Confeccionadas em aço-carbono, com pintura eletrostática e sistema de amortecimento do quadro, as cadeiras contam com cinto de segurança com fivela, apoios para cabeça e pés, além de freio estacionário.

Os equipamentos serão distribuídos em mais de 20 parques nacionais de todas as regiões do Brasil. Entre os estados incluídos na lista estão: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nos próximos meses, haverá entrega nos parques nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), Ubajara (CE) e São Joaquim (SC). Os equipamentos poderão ser usados, ainda, para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso, otimizando o tempo e facilitando as operações de salvamento. A iniciativa ocorre em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao MMA.

*Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação