Coronavírus

Vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 80 anos começa segunda no DF

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde na noite desta sexta-feira (29/1). O horário previsto para o início da aplicação do imunizante é 13h

Darcianne Diogo
postado em 29/01/2021 21:12 / atualizado em 29/01/2021 22:18
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 80 anos no Distrito Federal começará na segunda-feira (1º/2). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde na noite desta sexta-feira (29/1). O horário previsto para o início da aplicação do imunizante é 13h.

No Distrito Federal residem mais de 42 mil pessoas acima de 80 anos, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A secretaria deu detalhes de como será a aplicação a esse público: serão destinadas 36 salas, sendo 30 em unidades básicas de saúde e outras seis em locais estratégicos, como escolas e ginásios. Clique aqui e confira a lista com os endereços.

O primeiro dia de vacinação para as pessoas dessa faixa etária começará às 13h, excepcionalmente. “O horário escolhido para o primeiro dia é para que tenhamos tempo hábil durante a manhã para abastecer todas as unidades, uma vez que as vacinas serão direcionadas das redes de frio regionais para as salas de vacina”, afirma o coordenador da Atenção Primária, Fernando Érick Damasceno.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considera que essa é uma etapa importante do processo de vacinação na capital. “Estamos cuidando de uma população que tem alto percentual de agravamento da Covid-19, com sequelas graves, e um percentual elevado de óbitos”, frisou.

Próxima etapa

Na próxima semana, a secretaria estima receber nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. A expectativa é ampliar gradativamente a vacinação para novos públicos. Os próximos a serem contemplados, segundo o órgão, serão idosos a partir de 75 anos, pacientes acamados, com dificuldade de locomoção (perfil AD1), assistidos pelas redes pública e privada e um cuidador por grupo familiar.

Até a noite desta sexta-feira (29/1), o DF vacinou 44.315 pessoas do grupo prioritário, a maior parte, profissionais da saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vacina covid-19
    Vacina covid-19 Foto: BULENT KILIC / AFP
  • Uma dose da vacina CoronaVac contra o novo coronavírus
    Uma dose da vacina CoronaVac contra o novo coronavírus Foto: AFP/Adem Altan
  • Farmacêutica União Química empresa que fábrica medicamentos e a vacina Sputnik V
    Farmacêutica União Química empresa que fábrica medicamentos e a vacina Sputnik V Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Apesar de ainda não ter recebido autorização da Anvisa, União Quimica pretende importar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V
    Apesar de ainda não ter recebido autorização da Anvisa, União Quimica pretende importar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Vacinação contra a covid-19
    Vacinação contra a covid-19 Foto: HUB/Divulgação
  • Vacinação contra a covid-19
    Vacinação contra a covid-19 Foto: HUB/Divulgação
  • Vacinação
    Vacinação Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges/DF
  • Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos
    Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação