Sistema carcerário

Onze presos tentam fugir da Papuda; ação foi frustrada por policiais penais

Os internos são lotados no Centro de Detenção Provisória (CDP I), mesma unidade prisional onde, há menos de cinco meses, registrou a maior fuga da década no Distrito Federal

Darcianne Diogo
postado em 29/01/2021 22:10 / atualizado em 29/01/2021 23:06
 (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press - 14/8/15)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press - 14/8/15)

Onze detentos do Complexo Penitenciário da Papuda tentaram fugir do presídio nesta sexta-feira (29/1), mas a ação foi frustrada por policiais penais. Os internos são lotados no Centro de Detenção Provisória (CDP I), mesma unidade prisional onde, há menos de cinco meses, registrou a maior fuga da década no Distrito Federal.

A informação foi confirmada ao Correio pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). O Correio teve acesso às imagens das facas artesanais utilizadas pelos presos para cavar um buraco no teto. O armamento foi apreendido pelos policiais penais da unidade. Nas imagens, é possível ver parte da parede cavada. 

A tentativa de fuga foi descoberta após um policial desconfiar do comportamento de um dos detentos. Enquanto os internos estavam no horário do banho de sol, o agente se deslocou até o Bloco 6, na cela 5 da Ala B para verificar o que o preso fazia no local, momento em que encontrou a estrutura danificada, com o vergalhão rompido. Os 11 custodiados foram encaminhados ao Pavilhão de Segurança Máxima (PSM) do presídio.

Maior fuga

Na madrugada de 14 de outubro, 17 detentos do CDP escaparam da Papuda. Os internos cavaram, por quatro dias, um buraco no telhado com o auxílio de uma espécie de faca artesanal, produzida pelo próprio grupo. Quatro detentos permanecem foragidos. Passados 62 dias, quatro detentos permanecem foragidos e 13 foram recapturados.

Tentativa de fuga na Papuda
Tentativa de fuga na Papuda (foto: Material cedido ao Correio)

Câmeras do circuito interno de segurança gravaram o momento em que os custodiados da Cela 4 da Ala C do Bloco I saíram por um buraco e desceram do prédio com o auxílio de uma corda formada por panos, conhecida no sistema prisional como “tereza”. Após a fuga, à época, o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) cogitou desativar todo o CDP I e transferir os presos para o CDP II, unidade recém-inaugurada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Tentativa de fuga na Papuda
    Tentativa de fuga na Papuda Foto: Material cedido ao Correio
  • Facas apreendidas por policiais penais
    Facas apreendidas por policiais penais Foto: Material cedido ao Correio
  • Tentativa de fuga na Papuda
    Tentativa de fuga na Papuda Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação