Covid-19

MPDFT vai acompanhar presencialmente a vacinação de idosos

Assim como na primeira fase, a força-tarefa de combate à pandemia do MPDFT vai fiscalizar o processo para evitar irregularidades, como os fura-filas.

Samara Schwingel
postado em 30/01/2021 17:19 / atualizado em 30/01/2021 17:47
Nessa etapa da vacinação, serão imunizados idosos acima de 80 anos -  (crédito: BULENT KILIC / AFP)
Nessa etapa da vacinação, serão imunizados idosos acima de 80 anos - (crédito: BULENT KILIC / AFP)

A força-tarefa de combate à covid-19 do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai acompanhar presencialmente o processo de vacinação dos idosos acima de 80 anos. Assim como na primeira fase, o objetivo é fiscalizar e verificar se não há irregularidades como os fura-filas — quando pessoas que não fazem parte do grupo prioritário tomam a vacina. 

Segundo o procurador da força-tarefa, José Eduardo Sabo, o efetivo início da vacinação da população em geral por esta significativa parcela da sociedade deve ter todo o cuidado e empenho por parte da Secretaria de Saúde e de todos órgãos públicos envolvidos.

A vacinação de idosos acima de 80 anos terá início às 13h de segunda-feira (1º/2). De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF tem cerca de 42 mil pessoas nessa faixa etária. 

Fura-filas 

Durante a primeira fase da vacinação no DF, o MPDFT recebeu diversas denúncias sobre profissionais de saúde que não faziam parte da linha de frente — grupo prioritário na época — tomando o imunizante. Pelo menos onze hospitais públicos foram citados nas denúncias. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação