Covid-19

Drive-thru no Parque da Cidade tem longa fila e atraso na vacinação

Carros se acumulam ao longo de uma das faixas entre o estacionamento 13 e a entrada do parque

Jéssica Moura
postado em 02/02/2021 08:49 / atualizado em 02/02/2021 09:14
 (crédito: Jéssica Moura/CB/DA Press)
(crédito: Jéssica Moura/CB/DA Press)

A vacinação dos idosos com 80 anos ou mais contra a covid-19 atrasou no drive-thru do Parque da Cidade. A previsão era que o início do processo fosse às 8h, mas vacinas, transportadas da rede de frios no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) para o estacionamento 13, só chegaram por volta das 8h40.

Os carros se acumulam ao longo de uma das faixas do parque, e o trânsito ficou complicado na região. Alguns profissionais da saúde tiveram dificuldades para chegar ao local de fazer as aplicações.

Os idosos esperavam dentro dos veículos e os agentes de saúde cadastravam os pacientes enquanto a vacina não chegava. Ainda não se sabe exatamente quantas doses serão destinadas à imunização no Parque, mas a previsão inicial era de mil doses. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tenta organizar o fluxo e as filas.

Ao todo, 380 doses foram disponibizadas ao drive-thru no Parque da Cidade pela manhã. Mais frascos do devem ser entregues no período da tarde.

Uma das dificuldades é o número reduzido de servidores. Três foram designados para fazer a aplicação das doses, enquanto outra parte preenche os cartões de vacina. O paciente recebe o soro na fila e, em seguida, é encaminhado ao estacionamento para preencher o cadastro.

Até as 9h, os banheiros próximos estavam fechados, e só agora um banheiro da administração do parque foi disponibilizado aos idosos e profissionais da saúde.

O advogado João Dantas, 60, trouxe o pai de 80 anos para se vacinar e reclama do esquema. "O que incomoda é o conjunto: a demora, o calor, a falta de conforto para pessoas com mais de 80 anos." Eles chegaram às 6h45.

A mineira Maria Alves, 82 anos, foi a primeira a chegar. O filho, Osvaldo Alves, veio às 4h da manhã para assegurar um lugar na fila. A mãe, veio às 6h, trazida pela nora.

Em todo o Distrito Federal, a secretaria de saúde instalou 11 pontos de drive-thru para vacinação. As imunizações vão até as 17h. Para receber as doses, basta apresentar o documento de identificação com foto, de preferência, com o CPF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação