Urbanismo

Projeto urbanístico prevê regularização fundiária em Santa Maria

Documento serve como base para licenciamento de atividades econômicas

Correio Braziliense
postado em 03/02/2021 14:28 / atualizado em 03/02/2021 14:45

O Estudo Territorial Urbanístico (ETUaplicável à Área de Expansão de Santa Maria, necessário para o planejamento urbano mais abrangente da região, foi publicado na segunda-feira, 1º de fevereiro, pela Portaria nº 6, divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O subsecretário de Política e Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Vicente Lima, ressalta a importância do Estudo: “O ETU é fundamental para dois casos: orientar o parcelamento do solo e a regularização, já que atua como sendo uma diretriz urbanística prévia enquanto o projeto urbanístico não está pronto”, explica.

Esse estudo tem como objetivo ordenar o uso e a ocupação do solo com a oferta habitacional nas áreas de regularização fundiária previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). A área em questão corresponde a 839 hectares e uma população máxima estimada em até 122.740 habitantes.

Além disso, serve como base para licenciamento de atividades econômicas, medida que beneficia micro e pequenos empresários. O documento estabelece parâmetros que devem ser seguidos na elaboração do projeto de regularização e compreende seis anexos.

Anexo I – Mapa de Localização da Poligonal do ETU 01/2020;
Anexo II – Mapa de Diretrizes de Sistema Viário e de Circulação do ETU 01/2020;
Anexo III – Mapa de Zoneamento das Diretrizes de Uso e Ocupação do Solo do ETU 01/2020;
Anexo IV – Parâmetros Urbanísticos para ocupação urbana na Expansão de Santa Maria;
Anexo V – Mapa das Porções Territoriais de Densidade do ETU 01/2020 (PDOT);
Anexo VI – Tabela de Balanço de Densidade para o ETU 01/2020.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação