Conquista

Juiz do TJDFT vence Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras

A premiação busca reconhecer iniciativas de agentes que tenham buscado a redução da desigualdade racial

Correio Braziliense
postado em 03/02/2021 15:28 / atualizado em 03/02/2021 15:29
Fábio Francisco Esteves criou projetos para reduzir a desigualdade racial -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Fábio Francisco Esteves criou projetos para reduzir a desigualdade racial - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Fábio Francisco Esteves, foi um dos vencedores do Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras. O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas de agentes que, nos últimos cinco anos, tenham buscado a redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras no setor público.

A vitória de Fábio veio por conta da criação de dois projetos: o Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros (Enajun); e o Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd). Ambos foram idealizados pelo magistrado do TJDFT e pelo Juiz Edinaldo César dos Santos, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). As iniciativas são realizadas desde 2017 com o objetivo de reunir a magistratura negra e pautar os impactos do racismo no Poder Judiciário.

A premiação contou com mais de 40% dos votos entre as cinco iniciativas finalistas. O juiz Fábio Esteves está cedido como auxiliar do gabinete do Ministro Edson Fachin.

Para o Juiz Fábio Francisco Esteves, “o prêmio revela que a sociedade civil organizada demanda por igualdade racial no serviço público. Com este reconhecimento, o Enajun se fortalece como iniciativa que promove o aumento do acesso e do desenvolvimento profissional de juízes e juízas negros, além de contribuir para atuação do Poder Judiciário no enfrentamento das discriminações”, afirmou o magistrado do Tribunal de Justiça do DF.

Fabio Esteves é juiz do TJDFT e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis-DF). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ele é especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho, mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em direito pela Universidade Autônoma de Lisboa e professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

Com informações do TJDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação