Pandemia

Covid-19: mais de 7 mil pessoas foram vacinadas nesta quinta-feira

No Distrito Federal, o total de vacinas aplicadas é de 93.582. As doses distribuídas somam 99.690. Nesta quinta (4/2), alguns pontos de vacinação registraram pouco fluxo de pessoas

Samara Schwingel
postado em 04/02/2021 20:49 / atualizado em 04/02/2021 20:50
Segundo a Secretaria de Saúde, maioria dos idosos com 80 anos ou mais foram vacinados, no DF -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Segundo a Secretaria de Saúde, maioria dos idosos com 80 anos ou mais foram vacinados, no DF - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Nesta quinta-feira (4/2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) vacinou 7.819 pessoas contra a covid-19. O público agrega os grupos prioritários da primeira fase e os idosos com 80 anos ou mais. Ao todo, 93.582 doses foram aplicadas, desde o início da campanha no DF

Durante o dia, alguns pontos de vacinação registraram baixo movimento. Segundo a SES, isso ocorreu devido a baixa demanda, já que, em algumas regiões, todos os idosos com mais de 80 anos já receberam a primeira dose dos imunizantes. 

A vacinação

A vacinação contra a covid-19 começou no Distrito Federal no dia 19 de janeiro. Foram recebidas 125.160 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

 A segunda dose da vacina CoronaVac deve ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira. Devido ao curto espaço de tempo, metade das unidades recebidas foram reservadas para a segunda aplicação. Já a vacina Covishield tem intervalo é de até 90 dias, dessa forma, todas as doses que chegaram ao DF serão utilizadas.

Cerca de 5% das doses das duas vacinas fazem parte da reserva técnica para suprir possíveis perdas que possam acontecer ao longo da campanha. Sendo assim, de acordo com a Secretaria de Saúde, há estoque para uma eventual reposição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação