Maus-tratos

PCDF fiscaliza 18 casas em operação contra maus-tratos a animais no Gama

Nas vistorias, os tutores foram orientados a manter os animais livres de sede, fome, desnutrição, dor, doença ou qualquer outro desconforto. Em uma das casas verificadas, a equipe de investigadores constatou crime de maus-tratos

Darcianne Diogo
postado em 04/02/2021 22:06
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (4/2), a operação São Francisco para coibir crimes de maus-tratos contra animais no Gama. Uma equipe de três delegados e cinco agentes da 14ª Delegacia de Polícia verificaram a situação de 25 cachorros nas áreas Sul, Leste e Central da região.

Durante a operação, foram apuradas 18 denúncias anônimas. Na vistoria pelas residências, os tutores foram orientados a manter os animais livres de sede, fome, desnutrição, dor, doença ou qualquer outro desconforto.

Em uma das casas verificadas, a equipe de investigadores constatou crime de maus-tratos. Os responsáveis pelo animal responderão pelo crime disposto no artigo 32, da Lei Ambiental (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos). A pena para esse tipo de crime é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.

"A operação teve, também, um caráter educativo e preventivo, fortalecendo ainda mais o compromisso da PCDF com a proteção animal", enfatizou o delegado-chefe da 14ª DP, Jônatas Silva. O investigador afirmou que operações desse tipo ocorrerão duas vezes por mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação