Sobradinho 2

Operação São Francisco: mulher é presa por maus-tratos a cães no DF

Os cachorros apresentavam sinais de severa desnutrição e estavam em um ambiente com pouca higiene, segundo as investigações

Darcianne Diogo
postado em 29/01/2021 20:26
Cachorros foram encontrados desnutridos e amarrados -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Cachorros foram encontrados desnutridos e amarrados - (crédito: PCDF/Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho 2), deflagrou, na tarde desta sexta-feira (29/1), nova fase da operação São Francisco, que visa coibir crimes de maus-tratos contra animais na região. Uma mulher de 49 anos foi presa.

Investigadores receberam 12 denúncias anônimas informando sobre as condições precárias em que os animais viviam. Em uma delas, os policiais estiveram em uma casa na Fercal Leste, onde constataram que a proprietária criava quatro cachorros, sendo dois filhotes. Os maiores estavam amarrados e permaneciam assim durante todo o dia, informou a mulher aos policiais.

Segundo o delegado-chefe da 35ª DP, João Ataliba Neto, os cachorros apresentavam sinais de severa desnutrição e estavam em um ambiente com pouca higiene. “Os animais não tinham alimentos à disposição, e um deles também estava sem acesso à água”, afirmou o investigador.

Aos agentes, a tutora relatou que um dos cães havia dado à luz a sete filhotes, mas que seis morreram e a cadela havia comido os cadáveres. A mulher foi presa e autuada pelo crime de maus-tratos a animais. Caso seja condenada, pode pegar de dois a cinco anos de prisão, por cada animal.

Segundo Ana Paula Vasconcelos, advogada especialista em direito animal, ações como essa servem para orientar a população sobre os cuidados com os animais. "É de importância muito grande, porque além de caráter punitivo, tem caráter educativo. A sociedade precisa evoluir o trato com os animais. Quem tem animal, é obrigado a cuidar dele. Se não cuidar, a polícia aplicará a lei", finalizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação