vacinação

Vacinação de idosos acamados começa nesta terça-feira (9/2)

Ao todo, 700 idosos residentes no DF se cadastraram pelo telecovid para agendar imunização contra a covid-19

Jéssica Moura
postado em 08/02/2021 11:55 / atualizado em 08/02/2021 11:56
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A vacinação dos idosos acamados contra a covid-19 vai começar nesta terça-feira (9/2). A informação é da Secretaria de Saúde. Ao todo, 700 pessoas se cadastraram pelo telecovid para receber a dose em casa.

O serviço de agendamento da aplicação da vacina em domicílio é para pessoas com 80 anos ou mais que tenham dificuldade de locomoção e idosos em home care privado. A vacinação dos idosos nesta faixa etária começou na semana passada, e por isso, a pasta afirmou que vai revisar os cadastros para verificar quem acabou recebendo a vacina ao longo da semana.

O serviço telefônico de telecovid foi ativado na terça-feira da semana passada (2/2) exclusivamente para cadastrar os idosos. Ao entrar em contato com a central, quem solicita o atendimento tem de informar os dados do idoso. Esse cadastro em seguida é verificado pelos servidores da secretaria, que checam se aquele paciente atende aos critérios para a vacinação em casa.

Apesar das reclamações, a secretaria assegura que o tempo de espera médio é de uma semana. Até a semana passada, o número do telecovid também poderia ser usados para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A secretaria destacou que com isso, muitas das ligações eram com esse propórsito, o que acabou congestionando as linhas.

Por isso, a orientação da pasta é que para solucionar perguntas sobre a vacinação, a população consulte o site da secretaria. Ao todo, cinco servidores atuam exclusivamente no atendimento das chamadas.

Com o início da campanha de vacinação em 19 de janeiro, os idosos com mais de 80 anos que já são atendidos pelo Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) ou em home care contratado da secretaria de saúde já têm recebido as doses. Segundo o balanço da pasta, 1.701 pessoas nessas condições foram imunizadas.

 




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação