Previsão do Tempo

Manhã de quarta é de sol, mas há chance de chuva forte à tarde no DF

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que previsão de pancadas se estenderá por toda a semana, e carnaval será chuvoso

Jéssica Moura
postado em 10/02/2021 08:19

Depois de dias seguidos de muita chuva e céu nublado, a quarta-feira (10/2) amanheceu ensolarada no Distrito Federal, para a felicidade de quem sentia falta do tempo quente, característico do verão. Contudo, essa condição não deve durar muito: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas ao longo do dia.

"Com o aumento de nebulosidade, há chance de pancadas de chuva e trovoadas na parte da tarde", ressalta a meteorologista Nayane Araújo. "Com o sol, a temperatura sobe, o que pode potencializar a instabilidade". Os termômetros podem registrar 29ºC nas horas mais quentes. Já na madrugada, fez frio: 15ºC na região de Águas Emendadas, em Planaltina.

A umidade também continua em elevação, e as taxas oscilam de 100% a 45%. "Ainda tem um resquício de umidade passando pela gente, por isso a chuva forte, essas 'pancadonas' de verão, não estão descartadas", alerta Araújo, ao se referir ao corredor de umidade que vem da Amazônia, a Zona de Convergência do Atlântico-Sul.

Essa perspectiva de instabilidade ainda deve se manter até pelo menos a próxima semana. "Vai ser um carnaval como o brasiliense está acostumado, não tem previsão de tempo firme. Como não vai ter nada oficial, não vai estragar festa nenhuma", afirma a especialista.

A instabilidade das últimas semanas têm deixado estragos pelo DF. Só na estação do Plano Piloto, já choveram 211 mm, acima dos 183 mm esperados para fevereiro. Além disso, com a chuva e a ventania, foram registradas 89 ocorrências de queda de árvores na capital federal. A última ocorrência foi nessa terça-feira (9/2), uma árvore tombou sobre três ônibus estacionados na L2 Sul.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação