CB.Poder

Saúde física e mental do servidor são foco de ações de secretaria

Em entrevista, a secretária-executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, ressaltou a importância de dar apoio ao servidor do GDF na manutenção da mente e do corpo

Ana Clara Avendaño*
postado em 10/02/2021 16:51 / atualizado em 10/02/2021 16:52
Durante a entrevista,  Adriana Faria, falou sobre ações da pasta em relação aos cuidados com a saúde dos servidores -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Durante a entrevista, Adriana Faria, falou sobre ações da pasta em relação aos cuidados com a saúde dos servidores - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A pandemia deixou ainda mais evidente a necessidade de cuidar da saúde mental. Com o foco no corpo, mente e espírito, a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, da pasta de Economia, lançou uma série de iniciativas para amparar o servidor do Governo do Distrito Federal (GDF), em especial durante a crise sanitária da covid-19. Em entrevista conduzida pelo jornalista Carlos Alexandre de Souza, Adriana Faria, secretária-executiva de Valorização e Qualidade de Vida, detalhou os projetos durante o programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — desta quarta-feira (10/2).

“Nós tivemos uma preocupação muito grande com o teletrabalho, o isolamento do servidor e como ele poderia lidar com isso. Foi um desafio para todos nós, como seres humanos, enfrentar as novas situações. Assim começamos com algumas ações virtuais para atingir o funcionário que não estava no ambiente de trabalho”, conta a Adriana Faria.

Em 2020, a pasta promoveu três programas: Refletir, Momento de paz e Academia Buriti. O primeiro traz palestrantes de todo o Brasil para passar uma mensagem de motivação e repensar a vida de uma maneira positiva. O segundo convida figuras em destaque na área religiosa para refletir sobre equilíbrio. Por fim, a Academia Buriti, disponível para a população no canal do Youtube da pasta, oferece aulas virtuais, como artes marciais. “Depois, fizemos outras ações estruturantes como decretos importantes para prestar socorro ao servidor que está na linha de frente da pandemia, garantido o serviço prestado aos cidadãos”, afirma ela.

De acordo com a secretária, a partir das perícias médicas, é possível monitorar o andamento da saúde mental do servidor. “Sabemos os motivos dos afastamentos, conseguimos ter um panorama do servidor para prevenir o agravamento da saúde mental. Temos que dar uma atenção especial, com programas específicos de qualidade de vida”, diz Faria.

Outros projetos em andamento são o Clube de Desconto do Servidor e o Programa DF Superior. “Essa iniciativa vem tanto para socorrer o servidor nesse cenário econômico e também de retomada da economia. Como funciona: as empresas se cadastram no clube de desconto, oferecendo pelo menos 10% em serviços para os servidores. Há também a questão da manutenção da capacitação do servidor, porque, ao valorizá-lo e capacitá-lo, você muda a condição de vida dele, cria outras possibilidades. Portanto, o programa DF Superior é uma parceria com universidades para que elas ofereçam descontos na graduação dos servidores”, explicou a secretária.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação