O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, que morreu na madrugada desta quarta-feira (17/2), será sepultado às 16h30, no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Como não estava mais com a covid-19, haverá um velório a partir das 14h.
Maia estava internado há um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Lucia, após contrair o coronavírus. Ele só foi internado no 11º dia do contágio, em 17 de janeiro, quando apresentou dificuldade para respirar. Com 50% dos pulmões comprometidos, Francisco Maia foi entubado na semana seguinte.
Com a melhora no quadro geral e a indicação, pelos exames laboratoriais, que já não carregava mais o vírus, Francisco Maia passou 48 horas fora dos respiradores. No entanto, o estado de saúde dele piorou, e foi necessária uma nova entubação. Durante a madrugada desta quarta (17/2), Maia sofreu uma parada-cardiorrespiratória e não resistiu.
Pesar
Amigos do dirigente lamentaram a morte. Pelas redes sociais, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) expressou pesar pelo falecimento: "Que Deus conforte sua família e seus amigos, e que possamos rapidamente vacinar nossa população para evitar outras tragédias como essa". O delegado Anderson Torres ressaltou que Francisco Maia estava "sempre disposto ao diálogo, foi uma ponte importante na interlocução entre Segurança pública e o setor empresarial do DF".
O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), também se manifestou pelas redes sociais. "Ficará em nossa memória o grande líder e gestor que marcou a história na atividade econômica do DF", escreveu.
Senadora pelo DF, Leila Barros (PSB) ressaltou que "à frente da entidade, ele desenvolveu um excelente trabalho e sempre se mostrou preocupado com o avanço da doença no DF e os impactos da pandemia no comércio, no setor de serviços e turismo".
O secretário de Economia, André Clemente, afirmou, por meio de nota, que "Francisco Maia foi um grande representante do setor produtivo, cuja contribuição para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal é inestimável". A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. também publicou uma nota de pesar: "Um líder que, com muito trabalho e persistência, conseguiu unir todos os setores por um objetivo comum: o bem-estar de uma comunidade".
Depoimentos
"Francisco Maia faz parte da história de Brasília, da luta pelo crescimento e valorização da nossa cidade. Meus sentimentos a toda família e amigos. Que Deus os conforte e dê força aos que perdem seus entes queridos para o coronavírus. Vamos seguir atentos, reforçando os cuidados e trabalhando para garantir vacina para todos." Deputada Federal Flávia Arruda (PL-DF)
"Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de nosso querido amigo, Chico Maia, presidente da Fecomércio/DF e grande líder do setor de turismo e eventos de nossa capital. Chico Maia deixa um legado precioso de trabalho e contribuição ao desenvolvimento econômico do DF e de grande dedicação e amor à cidade que o acolheu. À sua esposa Solange, filhos e netos, toda a nossa solidariedade. Que Deus os conforte nesse momento de dor. Grande abraço, Izalci Lucas e família." Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)
"Um dia triste, sem dúvida. Irreparável a perda de Francisco Maia, presidente da Fecomércio. Ou simplesmente Chico, grande amigo. Homem do diálogo, com cordialidade. Vai fazer falta. Minha solidriedade à toda família neste momento" Professor Israel (PV-DF)
Nota de Pesar da Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) perde hoje um aliado que amava a nossa cidade: Francisco Maia, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) faleceu na madrugada desta quarta-feira (17/2) em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19.
Um líder que, com muito trabalho e persistência, conseguiu unir todos os setores por um objetivo comum: o bem-estar de uma comunidade.
Jornalista e pioneiro no setor de eventos e hotelaria, Maia foi um visionário que acreditou no potencial de Brasília e nos fez sonhar.
Em sua brilhante trajetória, trabalhou mais de 20 anos como parte da Diretoria da Fecomércio-DF, tendo se tornado o atual presidente da entidade. Há oito anos foi o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos). Também atuou como vice-presidente no Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF) e presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Federação.
Agradecemos a esse líder pela dedicação e todo o trabalho prestado com muito carinho a nossa Capital Federal.
Que possamos orar pela sua família neste momento de dor e tristeza.
Nota de pesar de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal
A morte de Francisco Maia priva o Distrito Federal de um homem que buscou trabalhar, com rara dedicação, pela cidade que escolheu para viver.
Ultimamente, ele se destacava como importante liderança do meio empresarial ao assumir a presidência da Federação do Comércio, a nossa Fecomércio, em um momento difícil.
Exerceu suas atividades com afinco, sempre em busca de parcerias diversas, inclusive com o Governo do Distrito Federal, tornando a Fecomércio uma parceira ainda mais importante do DF.
Graças a essa atuação dedicada, vários projetos foram desenvolvidos, beneficiando não apenas os comerciários, mas também a população mais vulnerável do DF, já que ele tinha um olhar muito voltado às ações sociais.
Chico Maia deixa um legado de trabalho em prol do empresariado e dos trabalhadores do comércio, mas que alcança a todos os moradores do DF.
Que Deus console e proteja sua família neste momento de dor.
Nota de pesar da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF)
É com profundo pesar que a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) recebe a notícia da partida de Francisco Maia, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), nessa quarta-feira (17). Uma de nossas mais importantes lideranças empresariais, ele deixa como legado a seriedade, a competência e o compromisso com o desenvolvimento do DF. A diretoria da ADEMI DF e todas as suas empresas associadas unem-se aos seus colaboradores e amigos, enviando a seus familiares nossos mais elevados sentimentos, pedindo a Deus que conforte sua família em momento de tamanho pesar.
Nota de pesar do Sindicombustíveis-DF
O Sindicombustíveis-DF e seu presidente, Paulo Tavares, expressam profundo pesar ao falecimento do senhor Francisco Maia, Presidente da Fecomércio-DF. Nossa solidariedade com a família e amigos neste momento de extrema dor.
Nota de pesar do Grupo Empresários em Ação, Edson de Castro e Janine Brito
O Grupo Empresários em Ação lamenta o falecimento do empresário e amigo Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF, solidarizando-se à sua família e a todo o Setor Produtivo do Distrito Federal.
Nota de pesar do Sindivarejista
É com profundo pesar que a diretoria do Sindivarejista comunica o falecimento do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.
Nascido no Piauí e tendo chegado a Brasília no início dos anos 1970, ele construiu uma sólida carreira inicialmente nas redações de jornais como o Correio Braziliense e Diário de Brasília e, depois, à frente de empresas.
Anos depois, presidiu o Sindicato de Eventos e foi eleito para a diretoria da Fecomércio. Foi um empreendedor. Um homem sempre voltado para o trabalho e desenvolvimento.
A diretoria do Sindivarejista externa as suas sinceras condolências e pêsames à família enlutada.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.