Tempo

Fortes chuvas derrubam parte do teto do Hospital Regional da Asa Norte

O desabamento de parte do gesso da unidade de saúde ocorreu na sala de higienização de instrumentos cirúrgicos, na terça-feira (16/2). A previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas para esta semana no DF

Ana Clara Avendaño*
postado em 17/02/2021 20:44
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

As chuvas não darão trégua à capital federal nesta semana. Com a previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, os brasilienses enfrentam acidentes, trânsito lento, alagamentos, quedas de energia e desabamentos.

Na terça-feira (16/2), parte do teto da sala de higienização de material cirúrgico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) desabou devido às chuvas. Funcionários da unidade de saúde tiveram de utilizar a sala em meio aos escombros do gesso.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil emitiu um alerta, nesta quarta-feira (17/2), de chuvas intensas e ventos fortes ao longo do dia para o DF. “Procure abrigo seguro durante a tempestade”, frisa a advertência. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer desta forma pelo restante da semana e, ainda, há mais possibilidade de precipitações para este mês.

O instituto também publicou, nesta manhã, um aviso de intensidade laranja para chuvas e ventos intensos em todo Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia. “Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, orienta.

Quedas de energia causada pelas chuvas associadas aos ventos fortes e descargas elétricas causaram cortes de energia pela cidade. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), até as 19h desta quarta-feira (17/2), houve o registro de 71 chamados, que aguardam atendimento em todo DF. Deste total, 16 ocorreram na região Leste, 17 na região Central, 23 na região Oeste e 15 na região Sul.

Asa Sul 

Uma ventania forte atrelada ao solo úmido das chuvas durante a madrugada ocasionou a queda de uma árvore de grande porte na lateral do Bloco F da Quadra 215 Sul. A árvore caiu e bloqueou parte da pista de acesso aos blocos residenciais. Nenhum carro foi atingido e ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi acionado por volta das 7h06 da manhã. Uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também foi chamada para fazer a retirada dos galhos.

Árvore cai na quadra 215 Sul
Árvore cai na quadra 215 Sul (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na 402 Sul, a água das chuvas alagou estacionamentos, calçadas e pilotis, nesta terça-feira (16/2), em decorrência da falta de escoamento e drenagem adequados na quadra. Os carros no local ficaram submersos, tanto nas vagas externas quanto nas internas.

  • Chuva Asa Norte
    Chuva Asa Norte Arquivo pessoal
  • Chuva deixa carros submersos na SQN 402
    Chuva deixa carros submersos na SQN 402 Arquivo pessoal

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação