Mobilidade

Secretaria de Obras pede estudo ambiental para alargar a Helio Prates

Autorização simplificada pretende acelerar a liberação da construção de mais uma faixa de rolamento na Helio Prates. Projeto inclui ainda construção de pista marginal, ciclovia e revitalização da avenida

Jéssica Moura
postado em 18/02/2021 10:04 / atualizado em 18/02/2021 10:05
O documento vai permitir várias autorizações em uma única etapa -  (crédito: Divulgação/Agência Brasília)
O documento vai permitir várias autorizações em uma única etapa - (crédito: Divulgação/Agência Brasília)

A Secretaria de Obras deu mais um passo para tirar do papel o projeto de alargar a avenida Hélio Prates, em Ceilândia. A pasta pediu ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram-DF) uma licença ambiental simplificada para a construção da faixa extra ao longo da via.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (18/2). Os documentos desse tipo permitem que, em uma única etapa, seja autorizada a localização, instalação, modificação e operação de empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental. Com isso, o Ibram tem 180 dias para dar uma resposta sobre o pedido.

O projeto de revitalização da Hélio Prates foi anunciado pelo governo em agosto do ano passado. O executivo pretende investir R$ 15 milhões nas obras de pavimentação, drenagem, calçadas, estacionamento, arborização da pista, assim como criar a nova faixa e uma via marginal desde a altura do Sol Nascente até as proximidades do Hospital Regional da Ceilândia.

O trecho tem 1,7km de extensão. O edital de licitação previa o desenvolvimento do projeto em quatro etapas, que incluem ainda a construção de uma ciclovia e do corredor de ônibus para o trânsito do BRT, que integra o Corredor do Eixo Oeste e pretende melhorar a mobilidade urbana na região.

 



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE