Impostos

Primeira parcela do IPVA começa a vencer na próxima semana

O calendário começa na segunda-feira (22/2) com o vencimento da primeira parcela para carros com placa de final 1 ou 2

Correio Braziliense
postado em 19/02/2021 15:04
O pagamento pode ser dividido em três parcelas ou ser realizado em cota única -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O pagamento pode ser dividido em três parcelas ou ser realizado em cota única - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer na próxima semana no Distrito Federal. O calendário inicia-se na segunda-feira (22/2) com o vencimento dos carros com placas de final 1 ou 2. Os demais vencem nos dias seguintes. (Veja abaixo o cronograma completo). Vale lembrar que o valor total do imposto pode ser pago em três vezes - fevereiro, março e abril - ou em cota única. 

As parcelas serão de valores iguais e sucessivas, não podendo cada uma ter valor inferior a R$ 50. Caso o valor do IPVA seja inferior a R$ 100, será cobrado em cota única.

Os boletos foram enviados em janeiro, mas quem fez a indicação para o Nota Legal deve desconsiderar o carnê enviado pelos Correios e imprimir novos boletos com o desconto no site do Nota Legal ou no site do Ministério da Economia.

Quem não fez indicação de descontos para o programa pode considerar os boletos impressos que chegam pelos Correios. Quem obteve desconto do Nota Legal deve reimprimir os carnês com os valores corretos. Nos carnês enviados, consta também o valor do Licenciamento Anual, do Departamento de Trânsito (Detran). Esse valor pode ser considerado para pagamento, pois não entra no abatimento do Nota Legal. Apenas as parcelas do IPVA precisam ser reimpressas.

Em 2021, do total de 1.330.048 veículos existentes no DF com ano de fabricação até 2006, foram enviados 1.267.044 carnês de IPVA, pois alguns veículos têm imunidade, isenção ou não recaem sobre eles incidência de imposto. Veículos fabricados há mais de 15 anos (ano de fabricação anterior a 2006) não recolhem IPVA.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE