Previsão do Tempo

Semana será de céu nublado e pancadas de chuvas volumosas

Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) continua a atuar sobre o Centro-Oeste, provocando chuvas intensas na capital

Jéssica Moura
postado em 22/02/2021 07:40
 (crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)

A última semana de fevereiro promete ser tão chuvosa quanto as anteriores. No fim de semana, a chuvarada deixou um rastro de estragos pelo Distrito Federal, com alagamento e deslizamentos. Por isso, os brasilienses devem se preparar para mais dias de céu encoberto e pista molhada. É o que indica a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para esta segunda-feira (22/2), as chuvas são esperadas, sobretudo, entre o período da tarde e noite. "As temperaturas elevadas e a atmosfera muito úmida favorecem as chuvas", explica o meteorologista Francisco de Assis. Ele ressalta que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), um corredor de umidade vindo do Norte do país, ainda está atuando sobre o Centro-Oeste.

No entanto, esse quadro chuvoso deve dar um alívio nos próximos dois dias. "Persiste a semana toda, mas vai dar uma declinada amanhã (23/2) e quarta-feira (24/2). Depois volta de novo até o resto do mês", destaca Assis.

Mesmo com poucas aberturas de sol, o tempo vai esquentar. Os termômetros, que marcaram 19ºC na madrugada, devem chegar aos 27ºC durante a tarde. Já as taxas de umidade oscilam de 100% a 60%. Até às 7h desta segunda, fevereiro já acumula 475,2mm, 38,5% a mais do esperado para o período.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação