Pandemia

Casos de variante britânica registrados no DF são, na verdade, de Goiás, diz MS

O Ministério da Saúde publicou uma nota informando da correção, feita após investigação epidemiológica. Segundo a pasta, os pacientes infectados com a mutação são residentes em cidades goianas

Samara Schwingel
Maria Eduarda Cardim
postado em 23/02/2021 15:21 / atualizado em 23/02/2021 15:34
Investigação epidemiológica concluiu que os pacientes com a nova variante moram no estado de Goiás -
Investigação epidemiológica concluiu que os pacientes com a nova variante moram no estado de Goiás -

O Ministério da Saúde afirmou, nesta terça-feira (23/2), que os casos da variante britânica, a B.1.1.7, registrados como sendo do Distrito Federal são, na verdade, de Goiás, já que os pacientes infectados moram em cidades desse estado. A nota da pasta foi divulgada uma semana após o Correio informar que a variante foi detectada no DF.

“Após investigação epidemiológica, foi constatado que dois casos anteriormente informados como sendo do Distrito Federal são de Goiás, uma vez que os pacientes são residentes de cidades deste estado”, diz a nota do ministério.

A pasta não informou, porém, de quais cidades seriam os pacientes. No Entorno do DF, Valparaíso de Goiás e Luziânia (GO) têm casos confirmados da B 1.1.7. Na última terça-feira (16/2), o Correio informou a presença de casos da variante no DF após a Fundação Oswaldo Cruz indicar o dado no Demonstrativo de Linhagens e Genomas Sars-CoV-2, na página oficial da fundação.

Apesar da correção, os dados referentes ao DF continuam na tabela da Fiocruz, assim como a informação de que um morador do DF teria sido contaminado com a cepa do Rio de Janeiro, a P2.

O ministério encaminhou uma nova Nota Técnica para os Estados e Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde, a fim de monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país.

Aguarde mais informações 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação