Sistema prisional

Covid-19: Justiça suspende por 30 dias visitas em presídio na Papuda

Nesta quinta-feira (25/2), o Correio revelou que alguns blocos da Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF I) tiveram as visitas suspensas em decorrência do alastramento da doença na unidade prisional

Darcianne Diogo
postado em 26/02/2021 15:49 / atualizado em 26/02/2021 16:03
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press           )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

A Vara de Execuções Penais (VEP) determinou, nesta sexta-feira (26/2), a suspensão imediata das visitas de familiares e advogados na Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1), no Complexo Penitenciário da Papuda. A informação foi confirmada ao Correio pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). A decisão da Justiça vem um dia depois de o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretar toque de recolher no DF para conter a disseminação da covid-19.

A decisão foi assinada pela juíza titular da VEP, Leila Cury. "O quadro que, por ora, restringe-se à PDF I, indica aumento exponencial da contaminação e, por isso, demanda providências, a fim de que não haja disseminação em desfavor das demais unidades prisionais vizinha", frisou a magistrada. 

Com base no documento, as visitas serão suspensas por 30 dias, a contar desta sexta-feira. Dessa forma, está proibida a transferências de presos de quaisquer das unidades do sistema prisional para a PDF I e da PDF I para outros presídios, com exceção dos casos confirmados ou suspeitos de covid-19, que serão submetidos às quarentenas e acompanhamentos em saúde no Centro de Detenção Provisória II.

As audiências presenciais dos internos da PDF I também estão suspensas, bem como as visitas presenciais de advogados e familiares. A juíza determinou à Seape-DF a limitação do acesso de servidores de outras unidades prisionais à PDF I.

Casos de covid-19

Nesta quinta-feira (25/2), o Correio revelou que alguns blocos da PDF 1 tiveram as visitas suspensas em decorrência do alastramento da doença na unidade prisional. Familiares que aguardam para entrar no presídio foram barrados por policiais penais na guarita e orientados a voltar para a casa.

Com base no documento emitido nesta quinta-feira, o atendimento aos internos lotados no Bloco D (alas A, B, C e D), G (ala A) e E (ala A) estão, preventivamente, sem data prevista para o retorno. A medida faz parte da implantação de protocolos de segurança mais rígidos para o combate e prevenção ao novo coronavírus. Ao Correio, a Seape-DF informou que há apenas três casos confirmados de covid-19 no Bloco D da PDF 1. Os internos foram transferidos ao CDP 2, onde ficarão em quarentena por 14 dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação