Covid-19

Pelo segundo dia consecutivo, empresários do DF protestam contra lockdown

Grupo está em frente ao Palácio do Buriti e pressionam o governador Ibaneis Rocha a reabrir o comércio

Samara Schwingel
postado em 01/03/2021 10:43 / atualizado em 01/03/2021 11:19
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Na manhã desta segunda-feira (1/3), cerca de 500 pessoas se reuniram na frente do Palácio do Buriti em protesto contra as medidas restritivas e o fechamento de atividades consideradas não-essenciais. Com faixas e cartazes, os manifestantes alegam que o comércio não vai sobreviver a mais um lockdown.

O trânsito em frente ao Buriti foi interrompido devido à manifestação. A Polícia Militar do DF acompanha o protesto e fez um cordão de isolamento para que as pessoas não avancem em direção ao Palácio. Por volta das 10h30, a equipe do Palácio do Buriti pediu que os manifestantes liberassem a pista. Porém, um grupo de pessoas se recusou a recuar e houve um princípio de confusão entre o grupo.

Representantes dos setores de transporte escolares, restaurantes, varejo, atacado e escolas entraram para conversar com o governador. Até o momento, não houve nenhuma decisão e a manifestação segue em curso.

É o segundo dia seguido de protestos contra as restrições. No domingo (28/2), empresários se reuniram em frente a casa do governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo a revogação da medida.

O chefe do Executivo decidiu proibir o funcionamento de parte das atividades por 15 dias porque o sistema de saúde está prestes a entrar em colapso. No fim de semana, a rede pública chegou a ter apenas um leito de UTI disponível para pacientes com covid-19.

Por volta das 8h desta segunda-feira (1º/3), a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 era de 86,99% e não havia mais vagas para crianças.

Aguarde mais informações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Manifestação de empresários em frente ao Palácio do Buriti contra o lockdown no DF
    Manifestação de empresários em frente ao Palácio do Buriti contra o lockdown no DF Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Manifestação de empresários em frente ao Palácio do Buriti
    Manifestação de empresários em frente ao Palácio do Buriti Foto: CB / DA Press / Ed Alves
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação