Coronavírus

Aeroporto de Brasília instala nova câmera termográfica no desembarque

O sistema, que também detecta a utilização de máscaras, tem objetivo de aprimorar a segurança do terminal e o controle de viajantes que chegam à capital federal

Correio Braziliense
postado em 02/03/2021 11:00 / atualizado em 02/03/2021 11:01
O equipamento é capaz de checar a temperatura de 30 pessoas ao mesmo tempo -  (crédito: Divulgação/Aeroporto de Brasília)
O equipamento é capaz de checar a temperatura de 30 pessoas ao mesmo tempo - (crédito: Divulgação/Aeroporto de Brasília)

Os passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Brasília em voos domésticos agora terão a temperatura medida por uma solução termográfica automatizada instalada na saída do desembarque doméstico do terminal. A aferição da temperatura no desembarque era feita manualmente pelos bombeiros de aeródromo.

A checagem da temperatura é uma barreira sanitária que a Inframerica estabeleceu em parceria com o Governo do Distrito Federal para evitar o aumento do contágio do coronavírus na capital do país. Com a instalação do novo equipamento, a concessionária agiliza o procedimento de desembarque e possibilita mais conforto para os passageiros.

A instalação foi feita pela empresa Johnson Controls, especialista em tornar os espaços mais inteligentes e que auxilia a Inframerica na implementação de processos inovadores para a retomada dos voos. 

O dispositivo, que também detecta a utilização de máscaras, tem a capacidade de processar as informações de 30 passageiros ao mesmo tempo. O usuário poderá conferir a sua temperatura em uma tela presente no local. Os dados são enviados automaticamente ao Centro de Controle Operacional da concessionária.

Além disso, se um indivíduo for identificado com temperatura acima do normal (37ºC), a sala de controle é acionada imediatamente por meio de alarme. A pessoa será submetida a uma nova checagem com um termômetro clínico. Se for comprovada a temperatura elevada, será recomendado que se dirija ao Posto Médico do terminal aéreo. Caso seja necessário, o passageiro será encaminhado a um hospital de referência do Distrito Federal para a realização de exames.

O Aeroporto de Brasília foi o primeiro terminal aéreo brasileiro a instalar esse tipo de câmera e a oferecer esse tipo de serviço no país. Desde maio, todos os passageiros que embarcam no terminal brasiliense têm a temperatura aferida e a ação é acompanhada de perto por um bombeiro civil da concessionária.

A solução termográfica e o alerta quanto ao uso de máscaras são ferramentas que a concessionária disponibiliza aos passageiros para garantir ainda mais tranquilidade na hora de voar, seja partindo ou chegando a Brasília.

Outras ações do Aeroporto de Brasília para garantir a retomada das operações incluem o distanciamento em filas, mesas e cadeiras, disponibilização de álcool em gel, higienização do terminal com produtos sanitários utilizados para desinfecção de UTIs e informativos. É possível checar todas as medidas aqui.

Por conta destas ações que a concessionária vem adotando, o terminal foi reconhecido internacionalmente pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI), que credenciou o aeroporto brasiliense com a Airport Health Accreditation (AHA), certificação de boas práticas em medidas sanitárias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação