DIRETRIZES

Palácio do Buriti define prazos do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022

Calendário referente à proposta de Orçamento para 2022 saiu no Diário Oficial do Distrito Federal nessa segunda-feira (1º/3). Documento estabelece prazos para a entrega de documentos e marca primeira audiência pública para 28 de abril

Correio Braziliense
postado em 03/03/2021 00:17
 (crédito: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília)

A Secretaria de Economia divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (1º/3), o calendário de elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 (LDO). O cronograma foi publicado em 22 de fevereiro de 2021 e define os prazos de entregas para órgãos e entidades responsáveis pelos dados que fundamentam a LDO. Confira abaixo o calendário completo.

Entre os prazos estabelecidos está a realização de audiência pública, marcada para 28 de abril. Assim como ocorreu em 2020, a previsão é de que o encontro se dê de forma on-line, em virtude das medidas de contenção do novo coronavírus.

Etapas

O primeiro evento a ser seguido pelos envolvidos na elaboração do projeto é a relação das programações que vão compor o anexo de metas e prioridades e os projetos em andamento. Este item deverá ser enviado à Secretaria de Economia até 14 de abril.

Em seguida, deverão ser analisadas todas as questões técnicas do projeto, como projeções de receitas e renúncias, avaliações de impactos de decisões judiciais, avaliação de cumprimento de metas fiscais, as projeções do PIB e IPCA para 2022 a 2024, entre outras.

Para a audiência pública, a intenção do Governo do Distrito Federal é de que a sociedade conheça a versão preliminar do projeto até 21 de abril. A Secretaria de Economia divulgará em seus canais oficiais de comunicação como o cidadão poderá enviar sugestões e participar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022.

Direcionamentos

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte. O documento é o elo entre os programas e estratégias do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No Distrito Federal, a proposta recebe sugestões da população e, depois disso, é consolidada pela área técnica e encaminhada para a Câmara Legislativa até 15 de maio. A LDO ajuda o governo a priorizar os investimentos e orienta como os recursos disponíveis para o próximo ano deverão ser gastos.

Confira o calendário completo da elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação