Saúde

Bandeira vermelha: Hran passa a atender apenas pacientes graves com covid-19

A bandeira vermelha limita o atendimento a casos graves, com risco de morte. Segundo a Secretaria de Saúde, isso ocorre sempre que a insuficiência de estrutura física impede o acolhimento de novos pacientes

Darcianne Diogo
postado em 10/03/2021 15:12
 (crédito: Força-Tarefa Covid/Material cedido ao Correio)
(crédito: Força-Tarefa Covid/Material cedido ao Correio)

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) — unidade de referência no tratamento contra a covid-19 no DF — decretou bandeira vermelha e restringiu o atendimento apenas para pacientes em estado grave em decorrência do novo coronavírus. Dados atualizados às 14h desta quarta-feira (10/3) pelo InfoSaúde-DF mostram que todos os leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) do hospital estão ocupados.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que, devido ao aumento acentuado de casos da covid-19 no DF nos últimos dias, o Hran está operando além da capacidade. Nesta terça-feira (9/3), vistoria da força-tarefa mostrou que o hospital virou um “cenário de guerra”. Na unidade, foram flagrados diversos pacientes nos corredores, recebendo oxigênio sem um local apropriado, pacientes com e sem covid-19 na mesma ala, sem distanciamento necessário e falta de insumos e de equipamentos.

Dessa forma, a bandeira vermelha limita o atendimento a casos graves, com risco de morte. “Isso ocorre sempre que a insuficiência de estrutura física impede o acolhimento de novos pacientes”, afirmou a SES-DF. A pasta informou, ainda, que os hospitais podem decretar as chamadas “bandeiras” para atendimento nos prontos-socorros, devido à demanda de atendimento e internação.

Os que apresentarem casos de menor gravidade serão direcionados às unidades básicas de saúde (UBS’s), porta de entrada para atendimento na rede. Ao final da nota, a secretaria garantiu que todos os pacientes da unidade estão sendo atendidos.

Leitos

O DF atingiu, na manhã desta quarta-feira, a taxa de ocupação de 99,62% de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adultos para covid-19 na rede pública. A taxa de ocupação total, que inclui leitos pediátricos e neonatal, é de 96,48%. De acordo com os dados da Sala de Situação da Secretaria de Saúde, do total de 296 leitos para o tratamento da doença, 274 estão ocupados, 10 vagos e 12 bloqueados, conforme atualização das 8h10.

Ainda nesta quarta, a capital tem 181 pacientes aguardando na fila de espera por um leito de UTI. Segundo a pasta, desse total, há 120 pessoas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação