Pandemia

Ibaneis libera circulação de advogados após toque de recolher no DF

Governador do DF decidiu incluir, nesta sexta-feira (12/3), os advogados na lista de exceções do toque de recolher decretado no Distrito Federal, das 22h às 5h por meio de decreto. A decisão vem após pedido de Délio Lins e Silva, presidente da OAB-DF

Pedro Marra
postado em 12/03/2021 17:43 / atualizado em 12/03/2021 17:44
 (crédito: Marcelo Ferreira/ CB )
(crédito: Marcelo Ferreira/ CB )

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu incluir, nesta sexta-feira (12/3), os advogados na lista de exceções do toque de recolher decretado no Distrito Federal, que proíbe a circulação de pessoas das 22h às 5h em função do colapso na saúde nesta pandemia da covid-19. A decisão vem após pedido de Délio Lins e Silva, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF).

“O governador recebeu nosso ofício, a consultoria jurídica manifestou-se a favor do pedido e a advocacia poderá trabalhar com tranquilidade. Bom para todos, principalmente porque o cidadão contará plenamente com a garantia de seus direitos constitucionais. A OAB-DF está ao lado da população. Recomendamos a quem pode que fique em casa, evite sair, não vá a ambientes com aglomerações", afirmou Délio.

"Estamos requerendo que o GDF compre vacinas diretamente. São duas questões fundamentais hoje para salvar vidas: distanciamento e vacinas. Seguiremos vigilantes e comemoramos o bom entendimento com o GDF em um ponto-chave. Agora, aguardamos a questão das vacinas”, conclui o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr., ao receber nesta manhã nota técnica do GDF.

Com isso, a nota técnica assinada pelo chefe de Executivo local autorizou a circulação de advogados no Distrito Federal “entre as 22hrs e 5hrs, desde que seja para cumprimento de diligências relativa a pessoas que dependam de assistência jurídica penal presencial.”

Relembre

Na terça-feira (9/3), a OAB-DF enviou ao governador um ofício em que pedia a exclusão da advocacia entre as regras do toque de recolher imposto na segunda (8/3). Segundo o ofício assinado por Délio e pelo diretor tesoureiro da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, no DF, “o processo deliberativo tem se baseado em impressões e empirismo que deixa toda a população e o setor produtivo em grau extremo de insegurança, seja por não se deter previsão de atos e medidas, seja pela incapacidade de se mostrar resultados palpáveis e justificativas”, diz o texto.

*Com informações da OAB-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação