HOMENAGEM

Missa de corpo presente do Padre Aleixo Susin é realizada em Caxias do Sul (RS)

Mais de 1,3 mil pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelas redes sociais. Padre faleceu na noite desta sexta-feira (19/3) em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul

Ana Isabel Mansur
postado em 20/03/2021 14:00
Missa de corpo presente foi feita em paróquia de Caxias do Sul (RS), cidade natal do Padre Aleixo, e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará 1 -  (crédito: Reprodução)
Missa de corpo presente foi feita em paróquia de Caxias do Sul (RS), cidade natal do Padre Aleixo, e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará 1 - (crédito: Reprodução)

A Paróquia São Paulo Apóstolo, na QE 7 do Guará 1, onde o Padre Aleixo Susin — falecido na noite desta sexta-feira (19/3) — serviu por 48 anos, transmitiu, na manhã deste sábado (20/3), missa de corpo presente em homenagem ao religioso. A Cerimônia foi realizada na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, em Caxias do Sul (RS). Cidade natal de Padre Aleixo, o religioso estava no local desde o início deste mês.

A transmissão, feita pelas redes sociais da Paróquia São Paulo Apóstolo, foi acompanhada por mais de 1,3 mil pessoas. Nos comentários, muitas homenagens de fiéis e amigos do padre. "Gratidão ao Padre Aleixo por tudo que fez pela nossa paróquia", agradeceu uma internauta. "Deus o receba e lhe conceda um bom lugar", desejou outra.

Com cânticos, orações e louvores, a comunidade se despede do Padre Aleixo e presta homenagens ao pároco, que participou do mutirão de fundação do Guará, com construção de casas, e fundou a Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, em 1973.

Admiração

Padre Aleixo era grande admirador do Papa Francisco, a quem elogiava os exemplos de simplicidade e amor, como ensinou Jesus. O Papa, na visão do religioso, é fora do comum, com "algo do papa João XXIII e do João Paulo II", como afirmou ao Correio em 2013. "Francisco quer renovar a Igreja, sem estardalhaço. Quer reformar, como Jesus ensinou, pelo amor aos pobres, o amor entre nós e o amor àqueles que não são da nossa religião. Ele quer união com todo mundo: respeitando a religião de cada um.", elogiou o padre à época.

Perfil

Nascido em Caxias do Sul (RS), em 24 de junho de 1927, e neto de imigrantes italianos, Padre Aleixo integrou o seminário com apenas 13 anos, no distrito gaúcho de Fazenda Souza. Aos 5 anos, porém, a vocação estava arraigada no filho do barbeiro e sapateiro João e da empregada doméstica Josefina. O menino brincava de rezar missa e chamava os amigos para ouvir os sermões, com o vestido de noiva da mãe e uma capa do pai servindo como túnica.

Cursou filosofia em São Leopoldo (RS) com padres jesuítas e lecionou em colégios internos. Em 1950, padre Aleixo foi mandado para Roma a fim de estudar teologia. Em 19 de dezembro de 1953, foi ordenado sacerdote na Basílica São João de Latrão, na capital italiana, enquanto os estudos foram finalizados na Universidade Gregoriana de Roma.

Em março de 1969, com a morte de um pároco em Planaltina (DF), Aleixo teve que assumir o posto, estendido por 15 anos. Mais velho entre os 11 irmãos, o padre viu com satisfação o irmão Valdir tornar-se missionário em localidades como África, Índia, Chile e México.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação